Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que era católico praticante, morreu em um acidente de helicóptero ontem (6). Sebastián Piñera, que governou o Chile em dois períodos (2010-2014 e 2018-2022), morreu na tarde de ontem (6) quando o helicóptero em que viajava caiu na comuna de Lago Ranco, região de Los Ríos.

O ex-presidente, de 74 anos, viajava com a filha, a neta e o genro, que sobreviveram. Segundo relatos, o ex-chefe de Estado teria ido almoçar na casa do empresário José Cox, e o helicóptero perdeu o controle perto da costa e afundou cerca de 40 metros.

Em comunicado, os bispos da Conferência Episcopal do Chile disseram que se unem “à dor que aflige o país, e especialmente a sua esposa e família”.

“Pedimos a todos que rezem a Deus pelo descanso eterno de sua alma e que traga paz a todos aqueles que hoje choram, especialmente à sua viúva, dona Cecília Morel”, acrescentaram.

Os bispos chilenos disseram que Piñera teve “uma vida de trabalho entregue ao bem do Chile e do seu povo, através da ação política. Especialmente em momentos trágicos da nossa história, de grande dor e destruição, ele exerceu a sua liderança e a sua capacidade de união, para assim levantar-nos e recuperar-nos como sociedade”.

“A morte abre para todos o caminho definitivo para Deus. O ex-presidente viveu como um homem de fé e expressou isso muitas vezes. Nós o confiamos, agora, ao Senhor, junto com tantos outros chilenos e chilenas que nestes dias perderam a vida nos incêndios, para que agora possam desfrutar da visão de Deus e seus entes queridos possam receber consolo”, expressaram.

No site da Conferência Episcopal do Chile foi noticiado que o bispo de Copiapó, dom Ricardo Morales, celebrará hoje (7), uma missa fúnebre pelo descanso eterno do ex-presidente.

“O bispo comprometeu-se com suas orações por ele, sua família, seus entes queridos e todas as pessoas próximas ao ex-presidente, pedindo conforto e força neste momento difícil”, acrescentou o comunicado.

Vários presidentes e ex-presidentes da América Latina, como Javier Milei da Argentina e Iván Duque da Colômbia, lamentaram a morte do ex-presidente chileno.

As autoridades da Pontifícia Universidade Católica do Chile também lamentaram a morte de Piñera, ex-aluno da instituição.

“Lamentamos a trágica morte do ex-presidente Piñera, um #AlumniUC e professor da nossa universidade, que em seus dois mandatos como presidente se entregou com suas ideias e convicções para contribuir da melhor forma para os destinos do país”, disse o reitor, Ignacio Sánchez , na conta da rede social X da universidade.

Quem foi Sebastián Piñera?

Nascido em Santiago do Chile em 1949, Sebastián Piñera era casado com Cecilia Morel desde 1973 e era pai de quatro filhos.

Foi Engenheiro Comercial, com especialização em Economia, pela Universidade Católica. Ele obteve mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de Harvard.

Durante seu período como estudante universitário esteve próximo da Democracia Cristã. Entre 1990 e 1998 foi senador e entre 2001 e 2004 presidiu o partido Renovação Nacional.

Durante décadas, Piñera dedicou-se tanto à gestão pública como à atividade empresarial.

Em sua carreira empresarial, destaca-se a fundação do Bancard, empresa que levou os cartões de crédito Visa e Master Card para o Chile. Foi também o principal acionista da companhia aérea Lan Chile (hoje Latam); foi dono do canal Chilevisión; e tinha participação na Blanco y Negro, empresa responsável pelo clube de futebol Colo-Colo

Em 2005 foi candidato presidencial, perdendo no segundo turno para Michelle Bachelet. Nas eleições de 2010 foi eleito presidente, derrotando Eduardo Frei com 51,56% dos votos.

Em 2017 venceu novamente as eleições presidenciais, iniciando seu segundo mandato em 11 de março de 2018. Em 2022 foi sucedido no cargo pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.

Boric, que enviou “um carinhoso abraço fraterno” aos familiares de Piñera, instruiu que o ex-presidente “seja despedido com as honras de um funeral de estado” e decretou três dias de luto nacional.

Mais em