Sylvia Ruth Ferreira, 35 anos, missionária da Comunidade Shalom, está em seu terceiro ano de missão em Fortaleza (CE). Mas foi em Vitória (ES), em 2018, que ela ouviu o chamado “vem e segue-me”, durante o Renascer, o retiro de Carnaval da Shalom. “Hoje, sete anos depois, eu sou consagrada da Comunidade Shalom e reconheço que aquela experiência no Renascer foi fundamental para minha vocação”, disse à ACI Digital.

Thalita Nunes, 28 anos, de Carapicuíba (SP), é postulante na comunidade de aliança da Comunidade Famílias Novas. Também foi em um retiro de Carnaval, em 2020, que ela resolveu dar o seu “sim” ao chamado vocacional ao ouvir uma pregação sobre o tema “Talitha kum”, frase dita por Jesus no episódio da ressurreição da filha de Jairo e que significa “menina, eu te ordeno, levanta-te”. “Naquele momento, senti muito Deus falar comigo desse levanta-te e entrega-te”, disse.

Durante o Carnaval, diversas comunidades, paróquias, movimentos promovem retiros para crianças, jovens e adultos, a fim de oferecer a possibilidade de, em vez de cair na folia, viver uma experiência com Deus. “O retiro de carnaval representa a entrega ao que realmente importa, sair da promiscuidade e encontrar o sentido da vida naquilo que somos chamados a ser, que é sermos santos”, disse Thalita Nunes.

Thalita já tinha participado de alguns desses retiros. De família protestante, ela deixou a igreja de seus pais aos 12 anos e, aos 14, participou de um “retiro de primeira experiência nas férias de janeiro”, quando teve seu “primeiro encontro com Deus”. Depois, começou a estudar sobre a Igreja Católica, entrou para a catequese, recebeu os sacramentos, passou a atuar em uma paróquia e participou de vários retiros de Carnaval paroquiais e de movimentos.

Em 2020, foi convidada a participar do retiro de Carnaval da Comunidade Famílias Novas, em Embu das Artes (SP). “Eu não curtia muito a ideia de fazer um retiro de carnaval”, disse Thalita. “Eu achava que, para a fase da vida que eu estava, não era o que eu precisava, porque já tinha uma experiência dos retiros anteriores, que eram muito de primeira experiência”, disse. Por isso, no primeiro momento, disse, “fiquei com o pé atrás e pensei: ‘mais do mesmo, não quero’”.

“Mas, aceitei e, para minha surpresa foi totalmente diferente do que eu esperava e foi neste retiro que eu decidi pedir minha caminhada na comunidade Famílias Novas”, contou. Ela lembrou que a última palestra do retiro sobre o tema “Talitha Kum” “era voltada a como os cristãos devem levantar, sair do banco, entregar suas vidas pela Igreja, pela vocação”. “Foi nessa palestra que eu falei: quero entregar minha vida por isso, pela restauração das famílias, pela restauração dos lares”, que é o carisma da Comunidade Famílias Novas, disse.

Sylvia também já participava desses retiros desde a infância. “O Carnaval para mim sempre foi uma oportunidade de renovar minha experiência com Deus e com a Igreja”, disse. Em 2017, começou a conhecer a Comunidade Shalom e, no ano seguinte, viveu aquele que seria “um divisor de águas” em seu “chamado vocacional”.

“Embora eu vivesse intensamente a minha fé naquela fonte que era a minha paróquia, eu buscava mais, Deus me inquietava já havia seis anos. Ele me chamava a uma vocação específica, mas eu olhava ao meu redor e não encontrava. Até que, por providência de Deus, eu conheci a Obra Shalom em Vitória. Eu participei do evento de lançamento do Renascer e Deus me convidou pessoalmente. Na adoração ao Santíssimo Sacramento, enquanto cantávamos ‘mas tu vem e segue-me’, Ele me dizia que o Renascer me faria retomar o caminho vocacional no qual eu ainda não havia dado muitos passos, mas aquele era o tempo”, recordou.

Segundo ela, durante o retiro, “tudo falava vivamente” em seu coração, dando-lhe “a certeza de que era e sou chamada à vida no Espírito, a radicalidade do Evangelho, a ter em Deus a minha felicidade e que através do carisma Shalom isso tudo se concretizaria de modo pleno na minha vida, como a via de santidade que eu sempre desejei porque Deus me fazia desejar”.

“No último dia, para completar, no momento da Efusão do Espírito Santo, eu provei da alegria e da paz no Espírito Santo e uma pessoa que eu não conhecia e que não me conhecia me disse: ‘o Senhor abre para você um tempo novo, o tempo que você sempre esperou’. Foi uma promessa de Deus que se confirmou em todo aquele ano, quando eu iniciei o processo de discernimento vocacional na comunidade”, contou Sylvia.

Depois daquela experiência, ela continuou participando do grupo de oração da Obra Shalom em Vitória e, no mês seguinte, participou do encontro vocacional. “Deus me mostrou que Ele é uma eterna novidade e eu poderia me confiar ao Seu chamado, que me foi muito exigente. Ele me chamou à comunidade de vida, que assume a dedicação à missão de forma integral. Isso significava que eu teria que deixar muitas seguranças e projetos da minha vida para responder ao chamado gratuito e amoroso de Deus. A experiência que eu vivi naquele Renascer sempre me vinha à memória e até hoje vem”, disse.

Sylvia aconselha a todos que podem que participem de um retiro de Carnaval. “Há tantas pessoas que se conformam com as coisas como são, fazem projetos de ano novo, mas se enganam nas mesmas alegrias passageiras. Deus é quem te chama a aproveitar esses dias de Carnaval para conhecer uma nova alegria, uma vida feliz, a paz que é uma pessoa: Jesus Cristo”, disse.

Ela destacou que, neste ano, o tema do Renascer “é muito oportuno”: “Coragem, o Senhor te chama!”.

Segundo a Comunidade Shalom, o Renascer é considerado “um dos maiores retiros de Carnaval do Brasil”, pois acontece em mais de 100 cidades do país e em outros lugares onde a comunidade está presente. “É o maior seminário de vida no Espírito Santo da Comunidade Católica Shalom. Nós temos o nosso Renascer desde a década de 80”, disse o padre Vitor Aragão, da Comunidade Shalom.

O evento é gratuito e acontecerá de 10 a 13 de fevereiro. Diferentemente de outros retiros, no Renascer as pessoas não dormem no local do evento. Em Fortaleza, o Renascer será no Ginásio Paulo Sarasate. “São cerca de 6, 7 mil pessoas por dia, até o último dia, quando a gente espera a presença de mais de 10 mil pessoas”, disse o padre Aragão.

“Essa experiência é de um carnaval diferente, um carnaval em Jesus, um carnaval fazendo experiência profunda com o amor de Deus”, acrescentou.

Os horários e locais do Renascer em todo o Brasil podem ser conferidos no site da Comunidade Shalom.

A Comunidade Famílias Novas também fará um retiro de Carnaval de 9 a 13 de fevereiro. Através da vida dos santos, o encontro abordará o tema “Vede como eles se amam”. O retiro vai acontecer em diferentes casas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Mais informações podem ser acessadas no site da comunidade