O bispo de David, Panamá, cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán, “está oficialmente desaparecido desde terça-feira, 30 de janeiro deste ano, à tarde”, informou a diocese.

Através de comunicado publicado hoje (1º), a diocese disse que a denúncia foi “apresentada às autoridades do Ministério Público, que iniciaram imediatamente as investigações sobre o caso”.

“Neste momento pedimos ao Santo Povo de Deus que se una em oração permanente, para que com o mesmo coração, como o coração de Jesus, possamos encontrar em breve o nosso Pastor diocesano”, diz o comunicado.

A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) também manifestou a sua preocupação, exortando “todo o povo de Deus a unir-se em oração permanente para que possamos conhecer em breve o seu paradeiro”.

A arquidiocese do Panamá se uniu aos pedidos de oração e expressou a sua perplexidade com relação ao paradeiro do cardeal José Luis Lacunza. Dom José Domingo Ulloa Mendieta pediu que “o povo de Deus se una em oração neste momento, pedindo que seja encontrado logo”.

Em relação à investigação, o procurador-geral da Nação, Javier Caraballo, informou aos meios de comunicação locais que “uma investigação” está em curso. Ele disse que “um grupo de promotores do Panamá viajará a Chiriquí para auxiliar nesta investigação e ver como podemos esclarecer os fatos”.

Quem é dom José Luis Cardeal Lacunza Maestrojuán?

O cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán é uma figura proeminente da Igreja Católica no Panamá.

Ordenado sacerdote em 1969 em Pamplona, Espanha, pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Panamá em 1985 e, posteriormente, são João Paulo II o nomeou bispo de Chitré em 29 de outubro de 1994.

Em 28 de agosto de 1999 foi nomeado bispo da diocese de David, da qual é o atual titular.

Em 2015, o papa Francisco fez dele o primeiro cardeal da Igreja Católica no Panamá e da Ordem dos Agostinianos Recoletos.