O servo de Deus padre Cícero Romão Batista será declarado salesiano cooperador póstumo na missa de dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus, em Juazeiro do Norte (CE), no dia 3 de fevereiro, às 18h, realizada pela Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga de Recife (PE). A missa contará com a presença do superior-geral dos salesianos, cardeal Ángel Fernández Artime. Também será inaugurado o monumento “Horto do Padre Cícero”, em honra ao servo de Deus brasileiro.

Salesiano cooperador, segundo o Projeto de Vida Apostólica da Associação dos Salesianos Cooperadores, é um título dado aos que realizam “o seu compromisso apostólico e vivem o espírito salesiano nas situações ordinárias da vida e do trabalho”, cooperando “com o desígnio de Deus”.

“É dizer que o padre Cícero em vida, pelo amor que teve à obra salesiana foi um de nós”, explicou o inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga de Recife (PE), padre Francisco Inácio Vieira Junior no site da Associação dos Salesianos Cooperadores.

Segundo a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, a igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte que será dedicada dia 3 de fevereiro era um sonho do padre Cícero desde 1899, quando ele fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus que construiria uma igreja, em agradecimento pelas chuvas no sertão.

O superior-geral dos salesianos, cardeal Ángel Fernández chegou ao Brasil no dia 29 de janeiro para participar de uma visita à inspetoria que está acontecendo desde o dia 30 de janeiro com o lema: “Dom Bosco entre nós”. A visita termina no dia 4 de fevereiro.

A Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga diz em seu site que o padre Cícero levou a Congregação dos Salesianos para Juazeiro do Norte e criou o Colégio Salesiano. Em 1938, quatro anos depois da morte do Padre Cícero, a congregação foi de fato para a cidade para auxiliar na educação e evangelização dos jovens.

Segundo os religiosos, foram os salesianos que vieram para Juazeiro, anos depois da morte do padre Cícero que construíram o santuário do Sagrado Coração de Jesus, cumprindo a promessa. Com o crescimento do número de peregrinos no Horto, houve a necessidade de construir outra igreja, que é a igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e será dedicada dia 3 de fevereiro.

No e-book “Um padre e sua fé: Cícero, história e legado”, da Editora PUC-Rio e organizada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ),  dom Antonio Luis Catelan; o doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Università Gregoriana, padre Waldecir Gonzaga e o professor da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro de Andrade diz que “são Francisco de Sales” foi o “grande mistagogo” do padre Cícero. E foi no “testemunho de vida, a forma como conduzia as pessoas ao encontro de Deus, por meio de conselhos aplicáveis à vida cotidiana” que padre Cícero “descobriu uma espiritualidade” que marcou “a sua vida”.

Padre Cícero Romão Batista ou “Padim Ciço” como é conhecido e chamado por seus devotos nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi ordenado padre em 1870, em Fortaleza. Em 1889 foi para Juazeiro do Norte (CE), onde ficou conhecido por seus supostos milagres. Em 1894, a Santa Sé o puniu com a suspensão da ordem, por manipular a crença popular. Em 1898, inconformado com a situação, foi ao Vaticano pedir ao papa Leão XIII a revogação de sua pena. Saiu de lá com a vitória, mas o bispo não aceitou e pediu revisão do resultado. Desde então o padre Cícero viveu rompido com a Igreja.

Em 1911, tornou-se prefeito de Juazeiro e realizou várias melhorias. Ele permaneceu nesta função por 12 anos.  Ele morreu aos 90 anos, no dia 20 de julho de 1934 ainda rompido com a igreja católica. Em 2015, por decisão do papa Francisco, padre Cícero foi reconciliado com a igreja. A partir daí seu processo de beatificação foi aberto no dia 30 de novembro de 2022, na basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE). Essa é a primeira fase do processo, no qual o Tribunal Diocesano analisa os documentos, virtudes heroicas e de santidade do padre Cícero. Se o parecer for favorável, ele poderá ser considerado venerável.