O servo de Deus padre Cícero Romão Batista será homenageado a partir de amanhã (20), com uma estátua de sete metros de altura e uma base de três metros. A imagem será inaugurada com uma missa às 15h e abençoada às 16h, ao lado da capela padre Cícero do Juazeiro, no Povoado Gila, em Porto Real do Colégio (AL).

O projeto é uma iniciativa do prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular (MDB-AL).

As obras começaram em novembro passado, com a construção da base da estátua e toda a área onde fica a imagem foi restaurada e possui acesso sinalizado aos visitantes e turistas.

Padre Cícero nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi ordenado padre em 1870, em Fortaleza. Dois anos depois foi para Juazeiro do Norte (CE), onde ficou conhecido por seus supostos milagres. Em 1911, foi nomeado prefeito de Juazeiro e realizou várias melhorias.

Ele morreu no dia 20 de julho de 1934, em Juazeiro. Seu processo de beatificação foi aberto no dia 30 de novembro de 2022, na basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. Essa é ainda a primeira fase do processo, em que o Tribunal Diocesano está analisando os documentos, virtudes heroicas e santidade do padre Cícero. Se o parecer do processo for favorável, ele poderá ser considerado venerável.

 

Confira também: