Uma missa de desagravo será celebrada hoje (1º) às 19h na igreja que foi atacada durante a missa do domingo (28) pelo Estado Islâmico, anunciou o Vicariato Apostólico de Istambul. Um homem de 52 anos morreu no ataque.

“Depois do terrível ato de violência e profanação” será celebrada uma missa de reparação na igreja profanada. Nesta ocasião, será consagrado um novo altar na igreja e serão feitas orações pela alma de Tuncer Cihal, morto nestas terríveis circunstâncias”, diz um comunicado do vicariato divulgado pela agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

O atentado ocorreu na Igreja da Natividade de Nossa Senhora de Büyükdere, no distrito de Sariyer, ao norte de Istambul. A missa de reparação será celebrada por dom Marek Solczinsky, núncio apostólico na Turquia; e por dom Maximilian Palinuro, vigário apostólico de Istambul para os católicos de rito latino.

O ataque à igreja católica

Os dois agressores invadiram a igreja durante a missa do domingo, da qual participavam cerca de 35 pessoas.

“Vê-se claramente que o ataque foi planejado para ter efeitos muito mais graves, e a mão do Senhor quis que isso não acontecesse”, disse à Fides, serviço de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias, o padre Julián Pista, membro da Comunidade Conventual Franciscana de Istambul.

Um dado também confirmado pelo ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, é que as armas dos agressores “parecem ter emperrado e consequências piores foram evitadas”, disse o padre.

A operação policial local conseguiu a prisão dos dois suspeitos do ataque: um cidadão do Tajiquistão e outro russo, além de outras 51 pessoas ligadas ao Estado Islâmico.

Dom Maximilian Palinuro também publicou mensagem de agradecimento “a todos os agentes da lei, especialmente ao nosso Ministro do Interior, Ali Yerlikaya, que conseguiu prender os perpetradores e os seus cúmplices num curto período de 12 horas”.

Palinuro aproveitou para pedir mais segurança para as igrejas de Istambul.

“Gostaríamos de sublinhar que os indivíduos e grupos que pensam que fecharemos as nossas igrejas e as nossas portas por dentro, porque estão propagando uma onda de terror através de um ato terrorista, estão errados”, disse.