Qaraqosh, cidade de com 60 mil habitantes no norte do Iraque, 99% dos quais católicos, acordou há nove anos na manhã de quarta-feira, 6 de agosto de 2014, ao som de morteiros que atiravam sobre as casas. Três pessoas morreram: Inaam Ishua Boulis, de 32 anos, David Adeeb Elias Shmeis, de 5 anos, e Milad Mazen Elias Shmeis, de nove anos.

A queda de Mosul, capital da província de Nínive e segunda maior cidade do Iraque, nas mãos do Estado Islâmico tinha ocorrido em 10 de junho de 2014. Em 6 de agosto, o ISIS chegaria à cidade de Qaraqosh, 32 km a sudeste de Mosul.

Os radicais muçulmanos tinham dado 19 de julho de 2014 como data limite para os cristãos escolherem entre se tornar muçulmanos, ou pagar a dhimma, imposto pago por não-cristãos em troca de uma pequena proteção sob a lei Sharia, ou foram forçados a deixar a cidade, e se eles se recusassem a enfrentar a espada.

Como resultado, quase todos os cristãos fugiram da cidade e começaram a viajar em busca de segurança pela planície de Nínive, criando uma onda de medo e expectativa nas aldeias e cidades da planície enquanto fugiam.

Qaraqosh atacada

Quando o bombardeio começou, David Shmeis, de cinco anos, morreu instantaneamente. Segundo sua mãe, Duha Sabah Abdullah, as partes de seu corpo estavam tão espalhadas que só encontraram partes de sua cabeça e pernas.

Seu primo Milad, de nove anos, também estava entre as vítimas que morreram na explosão.

O bombardeio não parou naquele dia, segundo a testemunha ocular Nimrod Qasha, acrescentando que após o término das cerimônias fúnebres e funerárias dos mortos, o movimento de deslocamento começou.

Qasha e muitos outros acreditavam que, semelhante aos eventos de 26 de junho, quando os habitantes fugiram e voltaram alguns dias depois, a cidade seria evacuada e retornaria após um curto período de tempo.

Abdullah confirmou que os sons de bombardeio não pararam durante as cerimônias fúnebres. Interrompida por um telefonema de aviso à meia-noite de um amigo de seu marido em Mosul, Abdullah foi avisada de que o ISIS estava perto de invadir Qaraqosh. Abdullah e sua família foram embora depois de desligar o telefone. Aqueles que fugiram de Mosul já haviam compartilhado notícias das atrocidades cometidas pelo ISIS contra os yazidis quando invadiu Sinjar e a área em 3 de agosto. Os EUA e outros acabariam declarando o que aconteceu com os yazidis como genocídio.

A Queda de Qaraqosh

"Na manhã de 7 de agosto, não havia mais espaço para dúvidas de que Qaraqosh , Karamlis e Bartella haviam caído nas mãos do ISIS", confirmou Qasha, acrescentando que os sons de balas que acompanharam o avanço de elementos terroristas foram ensurdecedores.

Ao amanhecer, chegaram notícias da infiltração de combatentes do ISIS nos campos da cidade e da retirada das unidades militares designadas para protegê-la, segundo Qasha. A rua principal que leva a Erbil estava lotada de deslocados. Nenhum veículo estava disponível para transportar os 60.000 residentes da cidade.

Apenas alguns enfermos e idosos permaneceram em Qaraqosh porque não podiam sair.

Abdullah não conseguia descrever seus sentimentos ao deixar sua cidade, deixando o túmulo de seu filho logo após ela enterrá-lo: "Meus olhos não paravam de derramar lágrimas nas estradas para Erbil, e pensamentos negros foram lançados sobre mim, e eu temi que eles iria exumar ou profanar a sepultura", disse ela.

Qasha explicou que as estradas que levam a Erbil e Dohuk, cidades maiores com redutos cristãos dentro da região semiautônoma do Curdistão, estavam lotadas. Dezenas de milhares de cristãos fugindo de aldeias e cidades cristãs esperaram horas para cruzar os postos de controle da região do Curdistão em busca de segurança em Erbil.

Abdullah contou as duras condições que viveram durante o período de deslocamento. Durante esse tempo, eles moraram em uma escola que virou campo de deslocados internos em Erbil, que acabou absorvendo o peso dos deslocados internos na planície de Nínive. Sua família dividia uma sala de aula com seis outras famílias, os quartos apertados exacerbando a dificuldade psicológica do deslocamento.

Por fim, a família buscou refúgio na França, mas exigiu que voltassem para sua terra natal após a libertação de Qaraqosh, para que Abdullah pudesse ter certeza de que o túmulo de seu filho assassinado seria respeitado.

Um momento de redenção para Qaraqosh

Em 7 de março de 2021, durante sua visita apostólica ao Iraque, o papa Francisco rezou o ângelus com cristãos na igreja da Imaculada Conceição em Qaraqosh.

"Nossa reunião aqui hoje mostra que o terrorismo e a morte nunca têm a última palavra. A última palavra pertence a Deus e a seu Filho, o vencedor do pecado e da morte", disse o papa Francisco .

"Mesmo em meio à devastação do terrorismo e da guerra, podemos ver, com os olhos da fé, o triunfo da vida sobre a morte."

Sete anos após a morte de seu filho, Abdullah apresentou seu testemunho ao papa durante sua histórica visita à igreja. Ela contou a história do assassinato de seu filho, seu primo e sua jovem vizinha que se preparava para o casamento, à luz da fé e da esperança que moldaram sua compreensão de suas mortes nos anos desde o ataque e a queda da cidade.

“Nós, como cristãos, acreditamos fortemente que somos sempre projetos de martírio”, disse Abdullah ao papa, destacando que “o martírio desses três anjos foi um sinal claro para nós e, se não fosse por eles, o povo teria permanecido em Qaraqosh e teria definitivamente caído nas garras do ISIS.

"Suas vidas salvaram a cidade inteira", enfatizou, concluindo com uma nota de esperança, "Nossa força vem inevitavelmente de nossa crença na ressurreição, nosso apego à esperança e nossa crença de que nossos filhos estão no céu no seio do Senhor Jesus."

O papa Francisco disse que as palavras de Doha Sabah Abdallah sobre o perdão o tocaram profundamente.

"O caminho para uma recuperação total ainda pode ser longo, mas peço-vos, por favor, que não desanimeis. O que é necessário é a capacidade de perdoar, mas também a coragem de não desistir", disse o papa Francisco. "Você não está sozinha! Toda a Igreja está próxima a ti, com orações e caridade concreta."

Confira também: