A rede EWTN, a que pertence ACI Digital, lamentou esta semana a morte inesperada de padre Elías Leyds, CSJ, fundador da EWTN Países Baixos, que foi descrito como "um homem brilhante, um sacerdote fiel e uma testemunha encorajadora da fé".

Leyds, que se converteu ao catolicismo na década de 1980, ingressou na Comunidade Francesa de São João em 1987. Ele lançou a EWTN Países Baixos em 2019. Informou-se que o padre morreu "repentinamente" esta semana. Não foram dados detalhes sobre a causa da morte.

O presidente do conselho e CEO da EWTN, Michael Warsaw, disse que o padre Leyds era "um homem incrível e totalmente dedicado a levar a missão da EWTN para os Países Baixos, e especialmente para seu país natal, a Holanda".

"Para todos que o conheciam, esta é uma notícia muito triste, mas especialmente para nossos colegas da EWTN Países Baixos", disse Warsaw. “O padre Elías era o coração desse apostolado. Sentiremos muito a sua falta", disse.

"Por favor, junte-se a mim em orações pelo repouso de sua alma e por nossos colegas de trabalho que estão tão profundamente de luto por sua morte", acrescentou Warsaw.

O diretor administrativo da EWTN Alemanha, Martin Rothweiler, disse que, para ele, o padre Leyds "era uma figura incrivelmente impressionante: altamente educado, espirituoso, corajoso, autêntico, modesto e dotado de um maravilhoso senso de humor". Ele também descreveu o padre como "um homem brilhante, um sacerdote fiel e uma testemunha encorajadora da fé".

"Sempre foi enriquecedor conversar com ele", disse Rothweiler. "Ao mesmo tempo, ele tinha algo incrivelmente realista e tangível. Foi boxeador e trabalhou por um tempo como capelão de uma prisão. Ele conhecia as mais diversas realidades da vida das pessoas em diferentes regiões do mundo".

"O padre abordou a cultura contemporânea e buscou apaixonadamente maneiras de proclamar o Evangelho em nosso mundo secularizado", acrescentou Rothweiler. "É por isso que ele co-fundou a EWTN Países Baixos. Ele também estava disposto a fazer programas para a EWTN Alemanha".

Em um vídeo postado no YouTube pela EWTN Países Baixos dias antes de sua morte, o padre Leyds comentou sobre o motu proprio de novembro do papa Francisco, Ad theologiam promovendam, bem como sobre a polêmica declaração que permite bênçãos para uniões do mesmo sexo, Fiducia supplicans.

O padre Leyds disse que, como sacerdote católico, estava "conectado ao [papa Francisco] por obrigação, por obediência" e que era seu "dever questionar até que fosse dada [a clareza]".

Se o papa "criar mais confusão", é "apenas um ato de caridade pedir-lhe esclarecimentos", disse o padre.

O padre Elías Leyds tinha 65 anos na época de sua morte.