Ryan Realbuto, um americano de 23 anos, morreu no dia 19 de janeiro, depois de ser baleado em um assalto na noite anterior quando voltava para casa de uma Hora Santa em Washington D.C., EUA, segundo National Catholic Register.

Ele era de uma cidade de Nova York chamada Pittsford, estava morando na capital dos EUA há apenas cinco meses porque fazia parte de um programa de voluntariado de um ano para jovens organizado pelo Corpo de Voluntários Franciscanos Capuchinhos.

O irmão Stephen Cantwell, franciscano capuchinho em formação que supervisiona partes do programa, disse ao Register que, no dia 18 de janeiro, Realbuto foi com dois colegas voluntários à Igreja da Imaculada Conceição – como era seu costume todas as quintas-feiras à noite – para participar da missa e, em seguida, da hora de adoração eucarística.

Naquele dia, a terceira quinta-feira do mês, após os ofícios religiosos, os voluntários ficaram um pouco mais nas dependências da igreja porque participaram de um evento social para jovens.

O pároco da Imaculada Concieção, padre Charlie Gallagher, confirmou que eles “ficaram até o fim da reunião, por volta das 21h30”. Em seguida, pegaram o metrô até uma estação próxima, onde desceram para caminhar um quilômetro até a casa onde moravam.

Pouco depois das 22h, contou o irmão Cantwell, um carro parou ao lado dos três jovens que estavam caminhando e um homem armado saiu e exigiu dinheiro. Os voluntários disseram que não tinham dinheiro, então o assaltante ordenou que Realbuto desbloqueasse seu celular e o entregasse.

Sua mãe, Janet Realbuto, disse ao Register que Ryan era uma pessoa que "realmente se importava com os outros" e "nunca machucaria outras pessoas". Na verdade, ele era tão generoso, disse a mãe, que, se tivesse a chance, teria dado qualquer coisa ao homem que tentou roubá-lo.

Mas o criminoso não lhe deu nenhuma chance: ele atirou no estômago de Ryan e fugiu com seu cúmplice, "sem levar nada", disse o irmão Cantwell. Os amigos de Ryan o socorreram e uma ambulância o levou ao hospital, onde ele morreu na manhã seguinte devido a uma ruptura da artéria aorta.

Segundo o Register, a morte de Ryan devastou sua família e amigos, que se lembram dele pela maneira como sempre "colocou sua fé católica em prática, discretamente, para ajudar os necessitados".

Uma vida de serviço a Cristo e à sua Igreja

A família de Ryan é ativa na paróquia Transfiguração, disse seu pároco, padre Rob Bourcy. Embora tenha assumido o cargo depois que Ryan já tinha ido para a faculdade, o padre sabe que o jovem estava envolvido no ministério da juventude, cantava no coral e servia como acólito.

Realbuto participava todos os anos da Conferência Nacional da Juventude Católica, que acontece em Indianápolis. Todo mês de julho, ele passava uma semana morando em um convento das Irmãs de São José, em Rochester, atuando em um programa de serviço fazendo trabalhos manuais.

Ryan trabalhou um ano em um lar de acolhida para crianças com problemas médicos graves e outros dois anos em um lar para mulheres que sofreram violência doméstica, dependência de drogas ou foram presas recentemente, disse ao Register a responsável pela juventude da igreja da Transfiguração, Anne Gallagher.

"Ryan era um 'alma velha'. Ele era tão doce", disse Gallagher. "Era tranquilo. Ele se mantinha firme e era uma rocha para o nosso grupo. Era muito generoso. Ele se doava de todo o coração a qualquer pessoa que precisasse", acrescentou.

"Mas quando ele conseguia algo, levava em seus ossos. Compreendeu o que significava ser como Jesus e servir aos outros. Todos foram feitos à imagem de Deus, e era assim que ele vivia sua vida", disse.

Ryan se formou em maio de 2023 em Sociologia e Criminologia na Universidade São Boaventura, uma instituição franciscana, que fica a cerca de duas horas de sua casa.

Alguns meses depois, em agosto, começou seu ano como voluntário leigo no programa organizado pelos capuchinhos, onde conseguiu ajudar muitas pessoas.

"Uma das coisas que eu disse a ele durante nosso último encontro pessoal foi: 'O Senhor tem um lugar especial para você'", disse o irmão Cantwell. "Não sei por que disse isso. O Espírito Santo, eu acho. Eu simplesmente senti isso", concluiu.