O papa Francisco visitará a cidade italiana de Trieste em 7 de julho deste ano para encerrar a 50ª Semana Social dos Católicos na Itália.

O secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana, dom Giuseppe Baturi, informou sobre a próxima visita do papa a capital da região de Friuli-Venezia Giulia, ao finalizar os trabalhos da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Italiana, ontem (24).

Segundo o Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, dom Baturi disse que "o santo padre estará conosco no domingo, 7 de julho, para levar uma mensagem aos participantes do evento de Trieste e celebrar a missa".

Esta cidade portuária, localizada no noroeste da Itália, receberá de 3 a 7 de julho a chamada "Semana Social dos Católicos na Itália", promovida pela Conferência Episcopal Italiana para "aprofundar e relançar a mensagem social cristã e orientar a ação dos cristãos nas várias categorias do mundo do trabalho".

O evento, apresentado em setembro de 2022, terá como lema "No coração da democracia, participe da história e do futuro". 1.500 delegados, eleitos pelas dioceses e associações, serão responsáveis por essa iniciativa.

O arcebispo de Catânia e presidente do comitê organizador do evento, dom Luigi Renna, também destacou o caráter "multiétnico" da cidade que o papa visitará, onde "a participação na vida democrática será debatida no 75º aniversário da Constituição italiana".

O bispo de Trieste, dom Enrico Trievisi, convidou os fiéis a se prepararem "com a oração para encontrá-lo e para que seja um momento em que reforcemos nossa participação na construção da nossa comunidade eclesial e civil".

"Estamos na periferia da Itália, isto é, na fronteira que nos leva ao encontro de outros povos e culturas. É como um convite a estarmos prontos para comunicar e testemunhar a mensagem evangélica de paz e justiça que o papa difunde em todas as ocasiões", disse o bispo.

A viagem ainda não foi confirmada oficialmente pela Santa Sé e a Sala de Imprensa também não forneceu mais informações.