O papa Francisco manifestou o seu desejo de que todos os cristãos de diferentes tradições permaneçam unidos através da escuta e do respeito.

Ele pediu “que esses anos sejam, através do acolhimento e do respeito fraterno, da escuta e da compartilha, profecia de caridade e semente de unidade, pelo bem de todos os cristãos do mundo, e do próprio mundo, que precisa ver florescer novas sementes de paz e comunhão”.

Ele manifestou este desejo na manhã de hoje (12), durante uma audiência no Palácio Apostólico do Vaticano com o Comitê Católico para a Colaboração Cultural com as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais, dirigido pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos cristãos, por ocasião dos seus 60 anos.

O papa definiu a atividade desenvolvida por esta instituição como um "serviço concreto e desinteressado em favor das Igrejas irmãs do Oriente" que contribui "para a preparação do clero e dos leigos que, graças aos seus estudos, poderão servir a missão do único Corpo de Cristo".

Afirmou ainda que esta iniciativa também ajuda os católicos “a superar preconceitos, derrubar barreiras e construir pontes de diálogo e amizade”.

O papa Francisco falou da importância desta cooperação e aludiu à “comunidade primitiva”, onde os discípulos, que eram “muito diferentes”, encontraram coesão em Jesus e “caminhando atrás dele, caminhavam juntos entre si”.

Ele também pediu que sejam testemunhas de Jesus e que testemunhem “como vocês o encontraram, como ele conquistou seus corações, como ele tomou conta de suas vidas, segundo quais tradições vocês o louvam e o reconhecem como seu Senhor”.

“Se a base é a partilha fraterna desta experiência, creio que as nossas histórias passadas, manchadas de erros e incompreensões, pecados e estereótipos, podem ser curadas pouco a pouco, sendo incluídas numa história muito maior, a da fidelidade de Cristo que 'amou a Igreja e se entregou por ela'”, disse.

Por fim, desejou “uma continuação fecunda dos estudos, sem nunca descuidar as dimensões espirituais e pastorais, essenciais para a formação”.

A intenção de oração do papa Francisco para este mês de janeiro é pelo dom da diversidade na Igreja, desejo que o papa expressou em diversas ocasiões ao longo do seu pontificado.