O bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, dom Fernando Rifan, celebrou ontem (11) uma missa tradicional em latim na Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida (SP).

A missa teve início às 10h. Depois da missa houve uma procissão até o Santuário Nacional de Aparecida, onde foi feita uma consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Na homilia, dom Rifan destacou a importância da eucaristia na vida, a importância da união ao papa e a doutrina de que fora da Igreja não há salvação (Extra ecclesia nula salus, em latim).

“Muitos ao ver a barca de Pedro balançar, sacudir com as ondas deste mundo, quiseram pular da barca porque vai afundar, vai afundar. Não podemos ficar nessa barca. Coitados, morreram afogados, porque a barca de Pedro vai ficar firme até o final dos tempos. O nosso Senhor disse: As portas do inferno não vão prevalecer contra ela”, disse o bispo.

Houve um grande número de fiéis presentes para a missa, de modo que muitos tiveram que permanecer em pé durante toda a celebração, dentro e fora da Igreja. Boa parte dos fiéis eram jovens e famílias com crianças, com várias mulheres usando o véu durante a celebração. O uso do véu durante a missa deixou de ser obrigatório desde a publicação do atual Código de Direito Canônico em 1983, mas ainda é recomendado.

Fiéis depois de procissão e consagração a Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional de Aparecida em Aparecida (SP). Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney
Fiéis depois de procissão e consagração a Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional de Aparecida em Aparecida (SP). Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney

Dayane Crispim Leal Lima, de 31 anos, diz que a missa tradicional em latim auxilia na educação dos filhos, ao enriquecer a vivência da fé no cotidiano pelo respeito ao sagrado e o incentivo à devoção à Nossa Senhora. Dayane, que está grávida, veio de Belo Horizonte (MG) para a missa com o marido e a filha. Ela faz parte do Apostolado de Oração do Sagrado Coração de Jesus e frequenta a Administração Apostólica São João Maria Vianney há dez anos.

“Depois de começarmos a frequentar a missa tradicional em latim há uns cinco anos na Administração Apostólica São João Maria Vianney, começamos a seguir mais a doutrina católica sobre viver em santidade, incluindo o conceito de abertura à vida, através do trabalho de formação feito pela administração apostólica”, diz o casal Eduardo Roncati Gonçalves e Tatiane Neves Roncati, de Volta Redonda (RJ). Os dois têm 28 anos e duas filhas.

Rafaela Nogueira da Silva, de 25 anos, esteve pela primeira vez em uma missa tradicional em latim, a convite de um amigo de Carmo de Minas (MG). Rafaela destacou a ênfase dada ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz durante a missa.

O padre Ivoli Fernando Latrônico falou à ACI Digital depois das celebrações de que participou. O sacerdote, que faz parte da Administração Apostólica São João Maria Vianney desde 2006, diz que a missa tradicional em latim tem atraído muitos jovens.

Mais em

“A missa tradicional tem uma riqueza muito grande por conta da sacralidade, do silêncio, da ideia do sagrado. Os ritos todos são muito ricos. E isso mesmo já atrai jovens”.

O padre destaca que jovens, incluindo casais com crianças, ficam “encantados com a missa” pela beleza e sacralidade do rito tradicional. O padre Ivoli diz que o interesse pelo rito tradicional tende a aumentar nos próximos anos.

“Penso que só tende a aumentar. Porque a própria missa, essa missa de fato. Sem preconceitos, sem colocar uma missa em oposição à outra, você entende perfeitamente a riqueza dos ritos da Igreja. Então isso encanta, e penso que no futuro há muita propensão dos jovens também a amarem a missa tradicional depois de conhecê-la”, conclui o padre.