O papa Francisco nomeou o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé (DDF), cardeal Víctor Fernández, membro do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa também incluiu neste dicastério dedicado ao compromisso ecumênico o consultor da DDF, dom Armando Matteo.

O cardeal Fernández e dom Armando Matteo são os principais autores de Fiducia supplicans, a declaração da DDF que permite dar bênçãos a uniões do mesmo sexo e casais irregulares.

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos se dedica, por meio de iniciativas oportunas e atividades, ao compromisso ecumênico, tanto no âmbito da Igreja Católica como nas relações com outras igrejas e comunidades eclesiais, em vista de restaurar a unidade entre os cristãos.

Divisão depois de Fiducia supplicans

O prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristão, cardeal Kurt Koch, disse em uma recente entrevista a EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, que recebeu reações negativas à declaração Fiducia supplicans, publicada em 18 de dezembro de 2023.

"Recebi uma longa carta de todas as igrejas ortodoxas orientais. Elas querem alguma explicação e esclarecimento sobre esse documento", disse o cardeal Koch a EWTN, no programa "Vatican", no domingo (21).

Ele também lembrou a "grande divisão" que surgiu no mundo anglicano quando a igreja da Inglaterra introduziu a possibilidade de bênçãos para uniões do mesmo sexo.

O cardeal disse que conversou com o Metropolita Hilarion de Budapeste, da Igreja Ortodoxa Russa, que expressou "grande choque quando leu esse documento".

Respondendo sobre quais serão os próximos passos neste processo de diálogo com as igrejas, o cardeal Koch disse que, durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte, celebrada de 18 a 25 de janeiro, a Comissão Mista Internacional entre a Igreja Católica e as igrejas ortodoxas orientais se reunirão em Roma.

O cardeal Koch recordou que esta semana acontece em Roma “a assembleia plenária dos ortodoxos orientais” e “eles já anunciaram que podem falar sobre essas questões”.

Koch também disse que, à luz das respostas que recebeu das igrejas ortodoxas, escreveu ao cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e agora membro do dicastério que ele preside, para pedir esclarecimentos antes dessa reunião, a fim de "ter algumas explicações".

A declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé permite que os sacerdotes deem bênçãos não litúrgicas a casais em situações "irregulares", bem como a uniões do mesmo sexo, observando que "o valor desse documento é oferecer uma contribuição específica e inovadora ao significado pastoral das bênçãos, o que permite ampliar e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos".

Depois da reação generalizada das conferências episcopais, especialmente na África e na Europa Oriental, e das fortes denúncias de alguns dos principais bispos da Igreja, o escritório de doutrina da Santa Sé emitiu um comunicado de imprensa de cinco páginas em 4 de janeiro para esclarecer o documento, escrevendo que sua aplicação dependerá dos "contextos locais, segundo o discernimento de cada bispo diocesano com sua diocese".