Dois eventos anuais pró-vida, o Walk for Life West Coast em São Francisco e o OneLife LA em Los Angeles no sábado, 20 de janeiro juntaram multidões em apoio à santidade da vida humana, apesar da chuva. A EWTN, grupo de comunicação católico a que pertence ACI Digital transmitiu os dois eventos ao vivo.

Milhares de pessoas participaram da Walk for Life West Coast no sábado, 20 de janeiro, em São Francisco. Jose Aguirre/Walk for Life West Coast
Milhares de pessoas participaram da Walk for Life West Coast no sábado, 20 de janeiro, em São Francisco. Jose Aguirre/Walk for Life West Coast

O evento de São Francisco, que celebrou seu 20º ano, é organizado e tem participação majoritária de católicos, liderados pelo arcebispo de São Francisco, dom Salvatore Cordileone. O evento de Los Angeles está em seu décimo ano e é organizado pela arquidiocese de Los Angeles. O arcebispo dom Jose Gomez e outros bispos, padres e religiosos da Califórnia participaram atraindo milhares de defensores da vida.

Dom Cordileone deu início à West Coast Walk for Life (Caminhada pela Vida na Costa Oeste) com uma missa na catedral de santa Maria, seguida de uma campanha de conscientização chamada "Silent No More" (Calaados Nunca Mais), com palestrantes afetados pelo drama do aborto; uma reunião com palestrantes pró-vida como Lila Rose, da Live Action; e uma caminhada de quase três quilômetros pela Market Street até o Embarcadero Plaza.

Dom Salvatore Cordileone participa da Walk for Life West Coast (Caminhada pela Vida Costa Oeste) em São Francisco. José Aguirre/Walk for Life West Coast.
Dom Salvatore Cordileone participa da Walk for Life West Coast (Caminhada pela Vida Costa Oeste) em São Francisco. José Aguirre/Walk for Life West Coast.

Em sua homilia, o arcebispo de São Francisco lamentou: "Parece que nosso estado da Califórnia está em uma onda de assassinatos contra a vida no ventre materno, com as mulheres mais pobres presas no processo, presas com recursos insuficientes para tomar uma decisão a favor da vida e ter acesso aos cuidados médicos e ao apoio emocional e material de que precisam para cuidar dessa nova vida".

Membros Pró-vida de São Francisco participam da West Coast Walk em 20 de janeiro, em São Francisco. Pro-Life San Francisco
Membros Pró-vida de São Francisco participam da West Coast Walk em 20 de janeiro, em São Francisco. Pro-Life San Francisco

O bispo então agradeceu aos pró-vida presentes por seu apoio às mulheres que enfrentam gestações de crise e continuou: "Quando se mostra a face de Jesus Cristo a essas nossas irmãs e irmãos em um encontro de caridade cristã, Ele fará novas todas as coisas para eles e poderão começar a reconstruir suas vidas”. O arcebispo de São Francisco enfatizou que a chave para o avanço da causa pró-vida e a reconstrução da sociedade e a promoção do Evangelho na igreja é reavivar a confiança cristã no matrimônio e na família: "Não podemos dizer que somos pró-vida a menos que abracemos todo o plano de Deus, o que significa abraçar Seu plano para o matrimônio. Se o senso comum não for suficiente, temos mais de 50 anos de pesquisas científicas sociais consistentes que nos mostram que muitos dos males sociais que vivemos hoje, como a pobreza desenfreada, a falta de moradia, a violência armada, o encarceramento são consequência da fragmentação da família e, em especial, da falta do pai. Essa é a raiz do problema, o que significa que o matrimônio, como Deus o criou é a raiz da solução".

"Sejam verdadeiramente pró-vida, sendo parte da solução, não parte do problema”, disse o arcebispo aos jovens. “Sejam a solução: casem-se, permaneçam casados e não tenham filhos até que estejam casados, o que significa não fazer coisas que tragam filhos ao mundo até que estejam casados”.

Membros Pró-Vida de São Francisco na West Coast Walk for Life em 20 de janeiro de 2024, em São Francisco. Pro-Life San Francisco
Membros Pró-Vida de São Francisco na West Coast Walk for Life em 20 de janeiro de 2024, em São Francisco. Pro-Life San Francisco

"Simplesmente não há como ter uma sociedade saudável sem uma cultura matrimonial viva; a evangelização da cultura não é nem mesmo possível sem uma cultura matrimonial saudável, já que a aliança de Deus com seu povo é uma aliança matrimonial".

"Em uma sociedade onde o casamento é desvalorizado e até mesmo ridicularizado, não é de se admirar que o fruto do matrimônio, os filhos, também sejam desvalorizados, descartados e vítimas do que o papa Francisco chama de 'cultura do descarte'?"

Caminhada pela Vida na Costa Oeste

Na marcha de São Francisco estava Anna Halsey, formada em 2021 pela Universidade Franciscana de Steubenville, quem destacou que muitos jovens adultos de sua paróquia, são Domingos, em Francisco, participaram. Foi ótimo", disse. "É lindo ver um testemunho pró-vida tão forte".

Amber Charles, gerente de formação do The Culture Project, caminhou com quatro missionários do apostolado católico. Foi a primeira vez que a moradora de Dallas participou da caminhada. "Embora o dia estivesse chuvoso, isso não abalou nosso ânimo", disse ela ao jornal National Catholic Register, da EWTN. "Foi uma bela caminhada e muitas pessoas participaram".

Robert Byrd atua como coordenador executivo da Pro-Life San Francisco, uma organização pró-vida secular, apartidária e sem fins lucrativos. Ele e Melanie Salazar, diretora executiva da Pro-Life San Francisco, lideraram um grupo de participantes e montaram um stand na feira de informações do evento. Ele disse que a chuva forte tornou o evento deste ano um desafio, mas disse: "É sempre um bom momento para passar um tempo com amigos que reconhecem o valor de cada vida humana e conhecem a verdade sobre o que é o aborto".

Salazar disse que estava feliz de participar "para lembrar as crianças mortas pelo aborto a cada ano, comemorar o sucesso que o movimento pró-vida alcançou e desfrutar da camaradagem de pessoas pró-vida que pensam da mesma forma".

Lisa Hamrick também é paroquiana da igreja de são Domingos e organizou a marcha desde seu início, em 2004. Ela ficou maravilhada com o crescimento da marcha, observando que o primeiro ano começou com 7,5 mil participantes.

Naquela ocasião, também havia cerca de três mil manifestantes contra a vida.

"Os manifestantes estavam furiosos, gritando, xingando e fazendo tudo o que podiam para nos atrapalhar, enquanto nosso lado estava feliz, pacífico e em oração", lembrou. "Você podia realmente ver a diferença".

Mais em

Membros Pró-Vida de São Francisco na West Coast Walk for Life (Caminhada pela Vida na Costa Oeste) em janeiro de 2024. Pro-Life San Francisco
Membros Pró-Vida de São Francisco na West Coast Walk for Life (Caminhada pela Vida na Costa Oeste) em janeiro de 2024. Pro-Life San Francisco

Em um ano, uma mulher com aparência de brava olhou para Hamrick e se aproximou dela. "Eu estava me preparando para que ela começasse a gritar comigo, mas, para minha surpresa, ela disse: 'Eu costumava me opor a vocês, mas pela primeira vez estou caminhando com vocês este ano’. Então, se mudarmos apenas alguns corações como o dela, nossos esforços valerão a pena", declarou.

Cameron Gibson, aluno do último ano do ensino médio da Archbishop Riordan High School, em São Francisco é fundador e presidente do grupo pró-vida da escola, Crusaders for Life. Ele foi acompanhado por Angelo Depaoli, vice-presidente do clube, e outros quatro estudantes que ajudaram a carregar uma faixa na frente dos caminhantes. Era a terceira vez que os dois participavam.

"Foi emocionante, e Angelo e eu até fomos entrevistados pela EWTN", disse Gibson. "Apesar do mau tempo, a multidão era tão grande quanto no ano passado”.

Gibson explicou que fundou o clube por sugestão de um professor, e destacou: "É trágico como o aborto se tornou aceito em nossa sociedade. Muitas pessoas parecem não valorizar a vida".

Depaoli acrescentou que é importante para ele demonstrar apoio à causa porque ele foi concebido fora do casamento e seus pais "poderiam ter seguido o caminho mais fácil" e abortá-lo, mas escolheram a vida.

Como enfatizou a líder pró-vida Lila Rose: "A ideologia pró-aborto, a ideologia contra o nascimento não tem futuro. Ela inevitavelmente se autodestrói; ela implode na presença de uma vida humana bela, próspera, generosa e abundante".

OneLife LA

A OneLife LA começou na La Placita/Olvera Street, no centro de Los Angeles, com a marcha seguindo para o State Historic Park da cidade para uma celebração que incluiu palestrantes e música ao vivo. O dia foi encerrado com uma missa de réquiem celebrada por dom Gomez na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos pela alma dos nascituros mortos.

Dom Jose Gomez, arcebispo de Los Angeles participa da 10ª caminhada anual OneLife LA Walk for Life no dia 20 de janeiro, em Los Angeles. Sarah Josephine Yaklic/Arquidiocese de Los Angeles
Dom Jose Gomez, arcebispo de Los Angeles participa da 10ª caminhada anual OneLife LA Walk for Life no dia 20 de janeiro, em Los Angeles. Sarah Josephine Yaklic/Arquidiocese de Los Angeles

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o arcebispo de Los Angeles disse: "O OneLife LA sempre foi mais do que apenas um dia bonito, especialmente hoje, quando está chovendo! O OneLife LA é uma visão de uma forma nova de viver uma cultura da vida, uma sociedade onde cada vida é sagrada e cada vida é cuidada, cada vida em cada etapa e em cada condição, desde o momento em que uma pessoa é concebida no ventre até o momento em que a vida dessa pessoa chega ao seu fim natural".

Depois disse: "Toda vida humana é preciosa para Deus; pelo amor de Deus, somos chamados a amar. Por causa de Deus, somos chamados a proteger. Esta é uma bela visão para o OneLife LA".

Apesar da chuva, milhares de pessoas participam da 10ª caminhada anual OneLife LA Walk for Life no  dia 20 de janeiro, em Los Angeles. Sarah Josephine Yaklic/Arquidiocese de Los Angeles
Apesar da chuva, milhares de pessoas participam da 10ª caminhada anual OneLife LA Walk for Life no dia 20 de janeiro, em Los Angeles. Sarah Josephine Yaklic/Arquidiocese de Los Angeles

Ellie Cabildo chegou com membros de sua paróquia, São Pedro e São Paulo, em Alta Loma. Para ela, participar do OneLife LA é como uma peregrinação, combinando caminhada e oração pela vida. Ela também vê isso como um bom exemplo para seus filhos.

"Acredito no plano de Deus para o amor, o matrimônio e a família", disse ela ao Register. "Estar aqui na OneLife LA é uma bela maneira de mostrar esse apoio e obedecer ao que acredito que Deus está me chamando para fazer."

Erick Rubalcava tocou teclado em uma banda de louvor e adoração no evento. "Tem sido maravilhoso ver o evento crescer ao longo dos anos", disse. "Começamos como um punhado de pessoas andando pelo Dodger Stadium e temos crescido até chegar a milhares hoje".

Para Rubalcava, o evento deste ano foi "um poderoso testemunho a favor da vida, incentivando as pessoas a respeitá-la, desde o ventre até o túmulo".