O Ministério do Interior da Nicarágua publicou no jornal oficial La Gaceta o decreto que ordenou o fechamento de 16 organizações não-governamentais (ONG), na terça-feira (16). Dez dessas ONGs são instituições católicas e evangélicas.

Entre esse grupo, nove organizações foram encerradas por ordem do governo e seus bens serão confiscados. Outras sete, informa o texto, pediram o cancelamento de seu registro volunatariamente.

No primeiro grupo estão os Missionários Consagrados da Fundação Santíssimo Salvador, a Associação Missionária da Companhia de Maria (Missionários Monfortinos), a Associação Missionária Pentecostal Jeová Proverá, a Associação Missionária Apostólica Evangelística e Profética, a Fundação Igreja da Família Nova Restauração e a Associação de Missões Transmundanas da Nicarágua.

A alegação do governo nicaraguense é a falta de apresentação de demonstrações financeiras.

O segundo grupo, cujo patrimônio não é divulgado, inclui Associação Fraternidade de Vida Evangélica de Missionários da Cruz, a Associação Ministério Matrimônios sobre a Roca (MMSR), a Associação Igreja o Tabernáculo de David (AIETDDD) e a Associação Igreja Pentecostal o Redentor.

Segundo o Vatican News em espanhol, mais de 3,5 mil ONGs foram canceladas pelo governo da Nicarágua desde 2018, quando começaram os protestos contra o regime por causa da reforma da previdência social.

A Nicarágua é governada por Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que acumula trinta anos no poder desde a revolução sandinista de 1979.