O governo da Nicarágua libertou e deportou ontem (14) para o Vaticano dois bispos, 15 padres e seminaristas presos por oposição ao regime do presidente Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que soma trinta anos no poder.

Os meios de comunicação nicaragüenses La Prensa e Confidencial deram a notícia de que, entre os libertados, estavam o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, e o bispo de Siuna, Isidoro Mora.

O bispo auxiliar de Manágua, Silvio José Báez, exilado nos EUA, confirmou a notícia da libertação dos bispos, padres e seminaristas: “Nossos pastores estão livres”.

Segundo o Vatican News, agência oficial de informações da Santa Sé, os clérigos libertados chegaram a Roma na tarde de ontem (14) e foram recebidos como “convidados da Santa Sé”.

Em comunicado oficial, o governo da Nicarágua agradeceu ao papa Francisco e ao Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin, “pela coordenação muito respeitosa e discreta que tornou possível a viagem ao Vaticano de dois bispos, 15 padres e dois seminaristas”.

“Já foram recebidos pelas autoridades da Santa Sé, em cumprimento de acordos de boa fé e boa vontade, que procuram promover o entendimento e melhorar a comunicação entre a Santa Sé e a Nicarágua, para a paz e o bem-estar”, declarou o regime de Ortega no comunicado.

Uma libertação semelhante ocorreu em outubro de 2023, quando 12 padres presos foram enviados da Nicarágua para Roma.

Álvarez: preso mais de 18 meses

Em agosto de 2022, o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, defensor dos direitos humanos e crítico do regime de Ortega, foi forçado a permanecer na sua residência oficial junto a vários padres, seminaristas e um leigo.

Duas semanas depois, quase sem comida, a polícia da Nicarágua invadiu a casa, capturou Álvarez e o levou para Manágua, capital do país, onde foi posto em prisão domiciliar.

Em 10 de fevereiro de 2023, o bispo foi condenado a mais de 26 anos de prisão por traição à pátria. Desde então, estava detido na prisão conhecida como “La Modelo”, onde estão detidos presos políticos do regime.

Dom Mora foi preso pelas autoridades nicaragüenses em 20 de dezembro de 2023, em meio a uma onda de prisões de padres católicos que totalizou mais de 15 prisões somente naquele mês. Mora havia celebrado a missa um dia antes em Matagalpa, na qual rezou por Álvarez.

No dia 1º de janeiro, o papa Francisco disse ter “preocupação” com a situação do país, “onde bispos e padres foram privados de sua liberdade”.

Em 2 de janeiro, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, exigiu que o governo da Nicarágua “libertasse imediata e incondicionalmente o bispo Rolando Álvarez, que está detido injustamente há 500 dias”.

“A liberdade de crença é um direito humano. A continuação da detenção de Álvarez é inadmissível”, disse Miller.

O deputado católico Chris Smith, republicano de Nova Jersey, disse em audiência no Congresso em 30 de novembro de 2023, que “o bispo Álvarez é um homem inocente que suporta um sofrimento indescritível. Sua vida e ministério têm sido um exemplo inspirador de compaixão, bondade, integridade e serviço altruísta.”

Lista de bispos, padres e seminaristas desobrigados

Após a divulgação de uma lista inicial através da mídia local, a regime de Ortega publicou a lista definitiva de bispos, padres e seminaristas libertados:

1. Sua Excelência Rolando Alvarez, bispo de Matagalpa

2. Sua Excelência Isidoro Mora, bispo de Siuna

Mais em

3 Padre Oscar José Escoto Saigado, vigário geral da diocese de Matagalpa

4. Padre Jader Danilo Guido Acosta, terceiro vigário da catedral de Matagalpa

5. Padre Pablo Antonio Villafranca Martinez, sacerdote da arquidiocese de Manágua

6. Padre Carlos Avilés Cantón, vigário geral da arquidiocese de Manágua

7. Padre Héctor Del Carmen Treminio Vega, sacerdote da Arquidiocese de Manágua

8. Padre Marcos Francisco Díaz Prado, sacerdote da diocese de León

9. Padre Fernando Isaías Calero Rodríguez, sacerdote da diocese de Matagalpa

10. Padre Silvio José Fonseca Martínez, vigário da família, da infância e da juventude da arquidiocese de Manágua

11. Padre Mikel Salvador Monterrey Arias, sacerdote da arquidiocese de Manágua

12. Padre Raúl Antonio Zamora Guerra, sacerdote da arquidiocese de Manágua

13. Padre Miguel Agustín Mantica Cuadra, vigário pastoral da arquidiocese de Manágua

14. Padre Jhader Antonio Hernández Urbina, sacerdote da arquidiocese de Manágua

15. Padre Gerardo José Rodríguez Pérez, sacerdote da arquidiocese de Manágua

16. Padre Ismael Reineiro Serrano Gudiel, sacerdote da arquidiocese de Manágua

17. Padre José Gustavo Sandino Ochoa, sacerdote da diocese de Jinotega

18. Seminarista Tonny Daniel Palácio Sequeira

19. Seminarista Alester De Jesús Sáenz Centeno