Hoje (18), começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte, que, neste ano, tem como lema "Amarás o Senhor teu Deus... e o teu próximo como a ti mesmo", uma citação do Evangelho de Lucas (Lc 10,27).

No Hemisfério Sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos costuma ser celebrada no período de Pentecostes. No Brasil é celebrada entre a Ascensão do Senhor e a Solenidade de Pentecostes, neste ano, 12 a 19 de maio.

Há alguns anos, o Conselho Ecumênico de Igrejas e o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos têm encomendado materiais de oração de várias igrejas e comunidades confessionais em várias regiões geográficas.

Para a Semana de Oração deste ano, que vai até 25 de janeiro, Solenidade da Conversão de São Paulo, o material foi preparado por um grupo ecumênico em Burkina Faso, coordenado pela comunidade Chemin Neuf (Caminho Novo).

O texto diz que, em Burkina Faso, "igrejas cristãs têm sido alvo específico de ataques armados. Sacerdotes, pastores e catequistas foram mortos durante o culto e o destino de outros que foram sequestrados permanece desconhecido”. Diz ainda que, no momento em que o texto foi escrito, “mais de 22% do território nacional estava fora do controle do Estado”.

Além disso, "os cristãos não podem mais praticar abertamente a sua fé nessas áreas. Por causa do terrorismo, a maioria das igrejas cristãs no norte, leste e noroeste do país foi fechada. Não há mais culto cristão público em muitas dessas áreas”.

Nesse contexto, "cada uma das igrejas continua a promover orações e jejuns diários. As ações das várias igrejas católicas e protestantes se intensificaram para ajudar as pessoas deslocadas. Reuniões de reflexão e conscientização foram organizadas para promover uma melhor compreensão da situação e do valor da fraternidade, bem como para desenvolver estratégias para o retorno à paz duradoura".

O texto também propõe uma oração ecumênica e algumas reflexões e orações para cada um dos dias.

Dia 1: O tema proposto é "Ajudai-nos, Senhor, a ter uma vida voltada para Vós", com base na leitura de Lucas 10,25, com leituras adicionais de Romanos 14,8-9 e Salmo 103,13-18.

Dia 2: O tema é "Ajudai-me Senhor a amar a Vós, ao meu próximo e a mim mesmo com todas as minhas forças", com base na leitura de Lucas 10,27; e é proposta a leitura adicional de Deuteronômio 10,12-13 e do Salmo 133.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dia 3: O tema proposto é "Senhor, abri os nosso corações para aqueles que não vemos", com base na leitura de Lc 10,29; e é proposta a leitura adicional de Romanos 13,8-10 e Salmo 119,57-63.

Dia 4: O tema é "Que nunca nos desviemos daqueles que passam necessidades", com base na leitura de Lc 10,31; e é proposta a leitura adicional de Isaías 58,6-9a e Salmo 34,15-22.

Dia 5: O tema proposto é "Senhor, ajudai-nos a perceber as feridas e encontrar esperança", com base na leitura de Lc 10,34; e é proposta a leitura adicional de Joel 2,23-27 e do Salmo 104.

Dia 6: O tema é "Senhor, transformai as nossas igrejas em pensões, para acolher os necessitados", com base na leitura de Lc 10,34; e são propostas leituras adicionais de Gênesis 18,4-5 e Salmo 5,11-12.

Dia 7: O tema proposto é "Senhor, mostrai-nos como socorrer o nosso próximo", com base na leitura de Lc 10,36; e são propostas leituras adicionais de Filipenses 2,1-5 e Salmo 10,17-18.

Dia 8: O tema é "Senhor, que o nosso seguimento seja sinal do vosso Reino", com base na leitura de Lc 10,37; e é proposta a leitura adicional de Romanos 12,9-13 e Salmo 41,1-2.

Como já é tradicional, na quinta-feira (25), às 17h30, na festa da conversão de São Paulo, o papa Francisco rezará as segundas vésperas na basílica de São Paulo Fora dos Muros, encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

São Paulo – então conhecido como Saulo – foi derrubado de seu cavalo na estrada para Damasco pelo próprio Jesus por meio de uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros. Ele ficou cego e decidiu se tornar um cristão.

Para acessar o material da Semana de Oração pela Unidade Cristã, acesse AQUI.