O frade brasileiro Bruno Varriano foi nomeado hoje (9) bispo-auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém. O frade é o atual vigário patriarcal para a ilha de Chipre e em vídeo disse que recebeu “com alegria e um pouco de surpresa esse convite de Deus”.

“Foi com comoção, mas também com tanta fé. Depois de ter vivido nove anos em Nazaré, aprendi com o sim de Maria que ele pode fazer sim, nova, e pode sim, com a sua potência, transformar todas as coisas. Por isso, com este desejo de servir à igreja como Nossa Senhora primeiramente nos ensina, digo sim à Igreja no Episcopado. Na vida religiosa franciscana e sacerdotal, disse o meu sim, e agora, como bispo desta Igreja, como cooperador do Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pizzaballa”, declarou Varriano ao Vatican News.

O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, disse em nota que recebia “com gratidão e alegria” o anúncio de seu novo auxiliar e afirmou que “o bispo eleito continuará exercendo sua missão de vigário patriarcal para a ilha de Chipre”.

O cardeal Pizzaballa recordou que o frade Bruno “exerceu o ministério sacerdotal” no “Oriente durante muitos anos” e “agora ele é chamado desde o coração da Mãe Igreja para ser um sucessor dos Apóstolos com o mandato de ensinar, governar e santificar o povo de Deus”.

“Em nome de todo o Patriarcado Latino, desejo as maiores felicidades ao bispo eleito e, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Panaghia Kikotyssa, invoco sobre ele a bênção de Deus Todo-Poderoso”, relatou o patriarca.

Frei Bruno Varriano nasceu no dia 25 de setembro de 1971, em São Paulo (SP). Foi ordenado padre no dia 30 de agosto de 1997 na arquidiocese de Campobasso, na Itália. Em 1999 ingressou na Custódia da Terra Santa na ordem dos frades menores. No dia 5 de outubro de 2003 professou solenemente seus votos perpétuos.

O frade tem doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana e Licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Na Custódia da Terra Santa foi guardião e reitor da basílica da Anunciação, em Nazaré; membro do Discretório e membro do Conselho de Formação e Estudos. Em agosto de 2022, foi nomeado vigário patriarcal para a ilha de Chipre.