O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, publicou uma carta aberta na qual pede doações para poder cuidar das pessoas que sofrem numa sociedade “marcada pelo ódio”.

No comunicado, o cardeal diz que é “a caridade e a oração” que mobilizam o patriarcado latino de Jerusalém (PLJ) ​​“em tempos de extrema dificuldade”. Graças a isto, escreve o patriarca, “muitas vidas foram salvas e muito sofrimento foi aliviado” durante a emergência da covid-19, a explosão do porto de Beirute em 2020, e o terremoto na Síria e na Turquia este ano.

“Em todas estas situações ouvimos e respondemos ao clamor dos pobres. Mais uma vez, o seu grito é ouvido na Terra Santa devido à guerra que assola o país há mais de três semanas”, diz.

Segundo o patriarca, a eclosão da guerra “não só causou mortes, destruição e fome em Gaza”, mas também trouxe consigo “alto desemprego”, especialmente na área da cidade de Belém. O cardeal Pizzaballa também fala que o drama da violência afetou “inúmeras famílias de diferentes religiões” e todas as instituições católicas da região, incluindo as escolas.

“Em Gaza, os nossos recursos materiais se estenderam para além dos nossos muros para incluir os nossos próximos sofredores e aqueles que se refugiaram em outros lugares. O espírito de coordenação tem sido evidente, pois os atores locais também nos estenderam a mão”, lê-se na carta.

Nesse sentido, diz que na Terra Santa se partilha praticamente tudo, “desde alimentos e água até medicamentos e mantimentos”, e acrescenta que estes tempos complicados lhes permitiram aprender que para reconstruir o mundo físico é preciso primeiro “construir e proteger a confiança entre as pessoas.”

Por fim, o patriarca agradece a ajuda de centenas de pessoas que entraram em contato com o patriarcado latino de Jerusalém e diz que desta vez – como aconteceu em emergências anteriores – o episcopado da Terra Santa sabe o que deve fazer: “Sem dúvida faremos de novo”, comenta.

“Por favor, ajude-nos a fazer uma diferença concreta e a construir o ambiente necessário para que, nesta sociedade marcada pelo ódio, possamos voltar a semear as sementes da confiança, da esperança e do amor. Por favor, recebam minha oração e minha gratidão por cada um de vocês”, conclui o cardeal Pizzaballa.

Para doar ao Patriarcado Latino de Jerusalém, clique AQUI.