“Virar o ano no Cristo Redentor em oração é para mim certeza de que Deus está comigo neste novo ano que se inicia”, disse à ACI Digital o estudante Pedro Paulo Luna que participou da “Vigília pela Paz e Oração” no santuário do Cristo Redentor no domingo (31).

“É na virada de ano que faço uma reflexão de vida”, disse Luna. “Eu agradeço a Deus pelo ano vivido e peço a graça de estar cada vez mais em comunhão com Deus no ano que virá. Além disso, peço paz, saúde e felicidade para minha família”. A vista da cidade do Rio e a beleza de poder ver do alto os fogos de Copacabana também agradaram a Luna. 

A vigília teve a participação de dezenas de padres, freiras e leigos. Começou às 21h30 com apresentações de músicas católicas do DJ Ronald Carvalho. Depois houve a oração do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração do Te Deum, que é o hino de ação de graças pelos benefícios recebidos durante o ano que, rezado no último dia do ano permite lucrar uma indulgência plenária. A passagem do ano terminou com a celebração da missa rezada pelo arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta.

“Vi que Deus me acolhia de braços abertos, me confortando pelas lutas vividas em 2023”, disse a professora Carina Luna. “Sou eternamente grata a Ele por esse momento único. Eu não sei o que a Divina Providência reserva para mim em 2024, mas eu tenho uma certeza: o Senhor está comigo”

Família de Carina e de Pedro Luna participa na Vigília do Cristo Redentor. Arquivo pessoal.
Família de Carina e de Pedro Luna participa na Vigília do Cristo Redentor. Arquivo pessoal.

A Comunidade Canção Nova, que fica em Cachoeira Paulista (SP), recebeu 2024 com o acampamento de ano novo com a participação de fiéis de todo o Brasil. O tema deste ano foi “Faço novas todas as coisas” (Ap 21,5) e aconteceu de sexta-feira (29) a segunda-feira (1º) com muitas pregações, momentos de louvor, adoração e a celebração da missa.

Fiéis no Acampamento de Ano Novo. Captura de tela YouTube Canção Nova.
Fiéis no Acampamento de Ano Novo. Captura de tela YouTube Canção Nova.

Um grupo de famílias do Rio de Janeiro (RJ) têm uma tradição muito especial para a virada. Há alguns anos eles se reúnem em Aparecida (SP), para participar das missas da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, no santuário e pedir as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para começar bem o ano.

Grupo de famílias em Aparecida. Monica Assumpção Rodrigues.
Grupo de famílias em Aparecida. Monica Assumpção Rodrigues.

O advogado Enrico Andriolo, que esteve no santuário com a sua mulher e suas três filhas, disse que para ele o melhor lugar para passar a virada é “com pessoas queridas em Aparecida, junto à Nossa Mãe Maria!”.  

“É uma feliz ocasião de agradecer pelas graças imerecidas, pelos aprendizados frutos dos tropeços, pelas mãos estendidas na caminhada”, disse ele. “Também é ocasião de pedir o auxílio para enfrentar os desafios e melhorar no próximo ano”.

O Santuário Nacional fez uma programação especial para atender aos milhares de romeiros de todo o país que foram para agradecer pelas graças alcançadas e pedir bênçãos a Deus para começar o novo ano. A missa principal da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, foi celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

“Agradecer as bênçãos do ano que passou e oferecer o próximo ano nas mãos de Nossa Senhora Aparecida é um momento bem especial, tanto para os adultos quanto para nossos filhos” disse a professora Monica Rodrigues que viveu esse momento com o seu marido e dois filhos adolescentes.

Monica Assumpção Rodrigues e família. Arquivo pessoal.
Monica Assumpção Rodrigues e família. Arquivo pessoal.

Além das celebrações litúrgicas, para Monica foi importante participar junto com o grupo de tudo o que o santuário oferece pois eles puderam se confessar, fazer juntos o Caminho do Rosário, visitar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. “O santuário todo preparado para receber os romeiros com muita acolhida como sempre”, disse.