Depois de celebrar a missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, na Solenidade de Santa  Maria, Mãe de Deus, o papa Francisco conduziu a primeira oração do Ângelus de 2024 da janela do Palácio Apostólico do Vaticano.

Diante de uma Praça de São Pedro lotada, o papa disse que "a grandeza de Maria não consiste em realizar alguma ação extraordinária" e destacou o "silêncio da Mãe".

Segundo o papa, Maria é Mãe "não apenas porque carregou Jesus em seu ventre e o deu à luz, porque o traz à luz, sem ocupar seu lugar".

"Ela permanecerá em silêncio também sob a cruz, na hora mais sombria, e continuará a abrir espaço para Ele e a gerá-Lo para nós", continuou.

O papa disse que "com o seu silêncio e sua humildade, Maria se tornou a primeira 'catedral' de Deus, o lugar de onde Ele e o homem podem se encontrar”.

"Também nossas mães, com seu cuidado escondido, com seu carinho, muitas vezes são magníficas catedrais do silêncio", disse.

Par Francisco, as mães "nos trazem ao mundo e continuam a nos seguir, muitas vezes sem serem notadas, para que possamos crescer. Lembremo-nos disto: o amor nunca sufoca, o amor abre espaço para o outro e o faz crescer".

Depois, exortou os fiéis a olharem com um "coração agradecido" para as suas mães, " para aprender aquele amor que é cultivado sobretudo no silêncio, que sabe dar espaço ao outro, respeitando sua dignidade, deixando a liberdade de se expressar, rejeitando todas as formas de posse, opressão e violência".

O papa disse que o amor “é feito de respeito e gentileza: desse modo, ele rompe barreiras e ajuda a viver relações fraternas, a construir sociedades mais justas e humanas, mais pacíficas”.

Por fim, o papa Francisco pediu para rezar para que "no novo ano possamos crescer nesse amor gentil, silencioso e discreto que gera vida, e abre caminhos de paz e reconciliação no mundo”.