Na manhã de hoje (1), o papa Francisco celebrou a missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e convidou os fiéis a confiarem a Maria o novo ano.

O papa, que celebrou a missa de um das laterais da basílica vaticana, destacou na sua homilia que "Deus faz-Se homem e faz-Se através de uma mulher, Maria".

Para o papa Francisco, "Ela é o caminho escolhido por Deus" e também "o ponto de chegada de muitas pessoas e gerações que, ‘gota a gota’, prepararam a vinda do Senhor ao mundo".

Disse também que "a Mãe com o Menino assinala uma nova criação, um novo início", ao mesmo tempo, disse que “é bom” começar o novo ano invocando Maria.

O que significa "Mãe de Deus"?

O papa disse que as palavras "Mãe de Deus" exprimem " a feliz certeza de que o Senhor, terno Menino nos braços da Mãe, Se uniu para sempre à nossa humanidade, de tal modo que esta já não é só nossa, mas d’Ele".

Segundo o papa, estas palavras mostram também "a aliança eterna do Senhor conosco" e, para além de ser um dogma de fé, é também um "dogma de esperança: Deus no homem e o homem em Deus, para sempre".

O papa Francisco observou que "a maternidade de Maria é o caminho para encontrar a ternura paterna de Deus, o caminho mais próximo, mais direto, mais fácil".

"Com efeito, é a Mãe que nos conduz ao início e ao coração da fé; esta não é uma teoria nem um empenho pessoal, mas um dom imenso, que nos faz filhos amados, moradas do amor do Pai", prosseguiu.

A Igreja precisa de Maria

Diante de milhares de fiéis que o escutaram na basílica, o papa disse que a Igreja "precisa de Maria para descobrir o seu próprio rosto feminino: para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita".

Disse que também é preciso "abrir espaço às mulheres e ser geradora através duma pastoral feita de cuidado e solicitude, paciência e coragem materna".

"O próprio mundo precisa olhar para as mães e as mulheres a fim de encontrar a paz, escapar das espirais da violência e do ódio, voltar a ter um olhar humano e um coração que vê. E toda a sociedade precisa de acolher o dom da mulher, de cada mulher: respeitá-la, protegê-la, valorizá-la, sabendo que, quem fere ainda que seja uma única mulher, profana Deus, nascido de mulher".

"Confiemos o novo ano à Mãe de Deus"

O papa Francisco disse que "ninguém melhor do que a Mãe conhece os tempos e as urgências dos filhos". Por isso, Maria "apressa também o transbordamento da graça para nós e leva as nossas vidas rumo à plenitude".

“Quando sentirmos a tentação de nos fecharmos em nós mesmos, acorramos a Ela; quando não conseguirmos desembaraçar-nos por entre os nós da vida, procuremos refúgio n’Ela”, convidou.

“Os nossos tempos, vazios de paz, precisam duma Mãe que congregue a família humana. Fixemos Maria para nos tornarmos construtores de unidade, fazendo-o com a sua criatividade de Mãe, que cuida dos filhos: reúne-os e conforta-os, escuta as suas penas e enxuga as suas lágrimas”, continuou.

“Confiemos o novo ano à Mãe de Deus. Consagremos-Lhe as nossas vidas. Ela saberá, com ternura, apontar-nos a sua plenitude; com efeito, levar-nos-á a Jesus, e Jesus é a plenitude do tempo, de cada tempo, do nosso tempo, do tempo de cada um de nós”, disse o papa.

Por fim, o Francisco pediu "que este ano seja cheio da consolação do Senhor" e da "ternura materna de Maria, a Santa Mãe de Deus".