O papa Francisco reiterou hoje (31) sua dor pelo sofrimento causado pelas guerras no mundo e manifestou sua proximidade aos cristãos na Nigéria depois do massacre de quase 200 pessoas no fim de semana do Natal.

“Infelizmente, a celebração do Natal na Nigéria foi marcada por graves violências no Estado de Plateau, com muitas vítimas. Rezo por eles e suas famílias. Que Deus livre a Nigéria destes horrores”, disse o papa depois da oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Cerca de 200 cristãos foram mortos entre 23 e 26 de dezembro em várias comunidades da Nigéria, em um ataque atribuído aos pastores muçulmanos fulani.

"E rezo também por aqueles que perderam a vida na explosão de um navio-tanque na Libéria", acrescentou o papa Francisco, referindo-se aos mais de 40 mortos na quinta-feira (28), na cidade de Totota, numa explosão que também deixou mais de 80 feridos.

O papa assegurou que "continuamos  a rezar pelos povos que sofrem por causa das guerras: o martirizado povo ucraniano, os povos palestino e israelense, o povo sudanês e muitos outros".

"No final de um ano, se tenha a coragem de perguntar: quantas vidas humanas foram perdidas em conflitos armados? Quantos mortos? E quantas destruições, quanto sofrimento, quanta pobreza?", disse.

"Quem tem interesse nestes conflitos, ouça a voz da consciência. E não esqueçamos os martirizados Rohingya", o grupo étnico de maioria muçulmana que sofre perseguições em Myanmar.