O segundo vigário da catedral de Matagalpa, padre Jader Guido, ficou preso por 12 horas pelo governo da Nicarágua, depois de ter oferecido orações por dom Rolando Álvarez na missa de 24 de dezembro.

O jornal La Prensa noticiou que o padre foi preso depois da missa da manhã do quarto domingo do Advento, que ofereceu “em oração pelo nosso bispo, dom Rolando, por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas da nossa diocese”.

O bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, de Matagalpa, está preso desde 10 de fevereiro de 2023, quando o regime de Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que soma 30 anos no poder, o condenou a mais de 26 anos de prisão sob a acusação de "traidor da pátria".

Martha Patricia Molina, autora do relatório “Nicarágua, uma Igreja perseguida?”, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que as paróquias nicaraguenses são monitoradas 24 horas por dia “por infiltrados” do regime sandinista e as homilias são gravadas e analisadas.

Segundo Molina, o governo de Ortega “proibiu a menção a dom Rolando Álvarez nas missas e orações”.

O jornal local disse que o padre Guido foi libertado à noite e no dia 25 de dezembro pôde celebrar a missa do Natal do Senhor.

O padre Jader Guido ficou no comando da catedral de Matagalpa depois que os padres José Luis Díaz Cruz e Sadiel Eugarrios Cano, primeiro e terceiro vigários respectivamente, foram presos e exilados em 9 de fevereiro no grupo de 222 nicaraguenses exilados nos EUA.