Mais de 200 padres da Nicarágua se reuniram em assembleia para refletir, cantar à Imaculada Conceição – padroeira do país – e rezar o santo rosário, junto com o cardeal Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua na terça-feira (5).

Desde 2018 a Igreja na Nicarágua sofre perseguição pelo governo do presidente Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que acumula trinta anos no poder.

Um vídeo publicado na página do Facebook da arquidiocese de Manágua, mostra os padres cantando a Maria e rezando o rosário. 

 

Na reunião de terça-feira (5), assembleia mensal de dezembro, participaram um total de 220 sacerdotes, que também rezaram a novena à Imaculada Conceição.

Na Nicarágua, a Imaculada Conceição é celebrada nos dias 7 e 8 de dezembro. No primeiro dia celebra-se a chamada “gritaria”, que se refere aos fiéis nas ruas gritando: “Quem causa tanta alegria?” A resposta é: “A Concepção de Maria”.

Isso acontece enquanto os católicos visitam igrejas e altares erguidos em homenagem a Nossa Senhora, em meio a um clima festivo com cantos, orações e pirotecnia. Essa tradição começou em meados do século XVIII.