A organização norte-americana NEDemocracy premiou dom Silvio Báez, bispo auxiliar de Manágua, Nicarágua, que vive exilado nos EUA. Durante a cerimônia, Báez reiterou o pedido de liberdade de dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, preso desde fevereiro.

O National Endowment for Democracy (NEDemocracy) é uma fundação privada dedicada ao fortalecimento das instituições democráticas no mundo, de acordo com sua conta na rede social X. Báez recebeu a medalha da organização em Washington D.C. na terça-feira (14).

No seu discurso de agradecimento, o bispo auxiliar de Manágua, que hoje mora em Miami, disse que recebia o prêmio lembrando “a coragem do meu povo, que continua resistindo e perseverando”. “Tenho a honra de dedicar este prêmio aos cidadãos da Nicarágua que merecem este prestigioso prêmio.”

“Quero também reconhecer o admirável empenho da Igreja Católica na Nicarágua, que atualmente é perseguida pelo governo. Sempre foi um porto seguro para os pobres e oprimidos e continua sendo um sinal de esperança na sociedade”, disse Báez.

“Hoje quero oferecer esta medalha como uma homenagem ao espírito profético da Igreja Católica no meu país”, continuou ele, sob aplausos dos presentes.

Segundo o último relatório de outubro da investigadora e advogada nicaraguense Martha Patricia Molina, intitulado “Uma Igreja Perseguida?”, ao menos 667 ataques foram perpetrados contra a Igreja Católica entre abril de 2018 e agosto de 2023.

Liberdade para dom Rolando Álvarez

No seu discurso, dom Báez recordou “o testemunho extraordinário do meu irmão, dom Rolando José Álvarez, que foi preso injustamente por proclamar a verdade, defender a justiça e caminhar com os mais pobres”.

“Mais uma vez, esta noite, exijo com urgência a sua libertação incondicional e imediata!”, disse Báez.

Depois de dizer que “os desafios que a Nicarágua enfrenta estão longe de terminar”, ele reiterou que “continuamos enfrentando um regime opressivo que procura anular as nossas aspirações por um futuro melhor. A comunidade internacional deve agir com pressão diplomática sobre o regime da Nicarágua.”

O que aconteceu com dom Álvarez?

Desde 4 de agosto de 2022, dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Estelí, foi impedido de sair de casa pelas autoridades nicaraguenses. Duas semanas depois, a polícia invadiu a sua casa e levou-o para Manágua, onde foi mantido em prisão domiciliar.

Em 10 de fevereiro de 2023, dom Álvarez foi condenado a 26 anos e 4 meses de prisão, acusado de ser “traidor da pátria”. Um dia antes, ele havia se recusado a fazer parte dos 222 ex-presos políticos que foram privados da nacionalidade nicaraguense e deportados para os EUA.

Em julho, Álvarez deixou temporariamente a prisão "La Modelo", onde cumpre a pena, embora tenha ficado sob custódia policial. As negociações para a sua libertação fracassaram e ele foi voltou para a prisão.