Mais de 6 mil devotos celebraram ontem (12) Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, em Brasília. As missas festivas aconteceram durante todo o dia na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Asa Sul (DF), com bênçãos das rosas, das gestantes e daquelas que desejam engravidar. “Celebremos com alegria Guadalupe, celebremos com alegria nossa mãe, é preciso deixar-se encontrar sempre pela novidade da mãe, do filho de Deus. Quem se deixe encontrar pela novidade da mãe do filho de Deus, vive sempre da novidade de Deus”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa na última missa em honra a Guadalupe, às 19h.

A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe foi criada em abril de 1998 na Entrequadra da 311/312 da Asa Sul, em Brasília e dedicada a Guadalupe em 12 de dezembro de 1999 pela congregação religiosa Legionários de Cristo, a pedido do segundo arcebispo de Brasília, dom José Freire Falcão. A comunicação da paróquia disse a ACI Digital, que “a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe, faz parte da devoção que os Legionários e membros do Regnum Christi tem devido a fundação do movimento no México”.

O pároco, padre Eder Luis Monegat relatou a ACI Digital que “dentro da aparição” de Nossa Senhora de Guadalupe, “ela aparece grávida esperando a Cristo”. Com isso, desde a fundação da paróquia, existe a tradição junto a devoção a Guadalupe, em todo dia 12 de cada mês, as bênçãos das rosas, das gestantes e das mulheres que querem engravidar e pedem a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe.

“Ela que nos traz a Jesus, o nosso Salvador, nosso único mediador entre Deus e os homens, que ela interceda por nós e alcance as graças que mais necessitam a nossa vida”, disse o padre.

Dom Paulo Cezar em sua homilia, disse que, depois que o anjo Gabriel anuncia a “Maria que ela seria a mãe do Salvador” e que “Isabel, sua velha parenta, estava grávida e já era o sexto mês daquela que chamavam de estéril”, ela “vai apressadamente ao encontro de Isabel” e “andar apressadamente aqui, significa a mulher que busca na sua vida viver a vontade de Deus”,

“Maria é esse grande exemplo para nós, da mulher que buscou sempre viver da vontade de Deus, da mulher que buscou sempre realizar na sua vida a vontade de Deus, o projeto de Deus. Maria abdicou do seu projeto de vida, assumindo o projeto de Deus, quando ela diz: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a Tua Palavra”, quer dizer: ‘Realize-se em mim a Palavra de Deus, não a minha palavra’, a mulher que coloca a liberdade a disposição de Deus”, declarou o arcebispo.