Nos 15 anos do “Natal Mexicano no Vaticano” e mais de 30 anos depois da inauguração da capela de Nossa Senhora de Guadalupe nas grutas do Vaticano em 1992, um grupo de artistas deu à imagem mariana uma coroa e uma moldura.

“É um dia memorável para todos nós estarmos ao lado do túmulo de Pedro e podermos entregar, em nome de todo o povo mexicano, a remodelação desta capela que o nosso querido são João Paulo II inaugurou em 1992” na Basílica de São Pedro, disse Antonio Berumen, um dos responsáveis ​​pelo projeto de restauração, à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

Berumen recordou que em dezembro de 2007, nos 15 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé, “surgiu uma bela iniciativa que se tornaria a tradição de levar a árvore de Natal e o presépio aos Museus Vaticanos e à Sala Paulo VI, feitos a cada ano por um estado diferente da República Mexicana”.

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com coroa e moldura doada por artesãos mexicanos. Antonio Berumen.
A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com coroa e moldura doada por artesãos mexicanos. Antonio Berumen.

Esta iniciativa foi chamada de “Natal Mexicano no Vaticano”, e esse ano foi vivido “com a remodelação da capela de Nossa Senhora de Guadalupe nas grutas do Vaticano, acrescentando uma bela moldura com motivos mexicanos de Talavera e a coroa da Virgem”.

Também foram colocados recipientes decorados, e cada um contém terra de cada estado do México. Estas peças, além da coroa e da moldura da Virgem de Guadalupe, foram confeccionadas pelo artista Jesús Guerrero Santos e sua equipe de artesãos.

“As mãos artesãs de don Jesús Guerrero Santos e seus artesãos trabalharam com muito amor para moldurar a imagem da Moreninha do Tepeyac, captando assim a tradição, a fé e o legado da fusão de dois mundos que deu origem a uma cultura nova”, disse Berumen.

Esta cultura, concluiu, é “cheia de cores, cheiros e sabores, e encontrou em Maria de Guadalupe um ponto de encontro”, que neste caso motivou a “generosidade de um grupo de empresários mexicanos” para fazer possível este evento organizado pela Embaixada do México na Santa Sé.

Depois da missa celebrada ontem (12) na basílica de São Pedro, o papa Francisco abençoou a coroa e a moldura de Nossa Senhora de Guadalupe.