Hoje (12) é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, que apareceu ao índio são Juan Diego para pedir ao primeiro bispo do México, frei Juan de Zumárraga, que construísse um templo católico no sopé do morro Tepeyac. Cinco frases das conversas de Nossa Senhora com Juan Diego podem ajudar todos os fiéis em sua vida de fé.

Santa Maria apareceu a Juan Diego de 9 a 12 de dezembro de 1531, poucos anos depois da chegada dos espanhóis ao atual México.

A Mãe de Deus irrompeu na história com bondade, deixando sua imagem gravada na tilma, o manto usado pelos índios do México, de são Juan Diego. Foi assim que milhões de pessoas se converteram nos anos seguintes às aparições.

Os diálogos entre Nossa Senhora e são Juan Diego foram compilados no Nican mopohua, documento histórico em língua náuatle.

Abaixo, cinco frases que Nossa Senhora de Guadalupe pronunciou para motivar são Juan Diego em sua missão e que também podem nos motivar nos esforços que fazemos para viver como cristãos e como devotos marianos.

1. “Porque em verdade, tenho a honra de ser a mãe misericordiosa de todos vocês; tua e de todos os povos aqui nesta terra unidos e dos demais diferentes homens”.

2. “Ali estarei sempre disposta a escutar seu pranto, sua tristeza, para purificar, para curar todas as suas variadas misérias, suas penas, suas dores”.

3. “Tenha plena certeza, meu filho predileto, de que eu o recompensarei por seu cuidado, seu serviço, seu cansaço que você dedicou por amor a mim. Coragem, meu filhinho!”.

4. “Que não se perturbe o seu rosto, nem seu coração. Não temas esta doença nem nenhuma outra, não fiques aflito, não estou eu aqui, que sou sua mãe? Você não está debaixo da minha sombra e sob o meu cuidado? Não sou eu a fonte da sua alegria?”

5. “Tu es meu plenipotenciário, pois deposito em ti toda a minha confiança”.