Uma estátua da Virgem de Guadalupe ficou intacta em meio à devastação causada pelo furacão Otis, que atingiu a cidade costeira de Acapulco e outras áreas do estado mexicano de Guerrero com rajadas de vento de até 330 quilômetros por hora.

A passagem do furacão de categoria 5, que atingiu a costa perto de Acapulco às 12h25 (horário local) do dia 25 de outubro, deixou ao menos 46 mortos e graves danos a hotéis, casas e empresas em todo o estado.

 

La Quebrada é uma falésia de 45 metros de altura que fica no porto de Acapulco. Desde 1934, jovens mergulhadores lançam-se do topo para cair num canal de sete metros de largura e quatro de profundidade, num espetáculo muito popular entre os turistas. Antes de cada salto, os mergulhadores fazem o sinal da cruz e entregam-se à Virgem de Guadalupe, cuja imagem foi instalada no local.

Em 2022, o padre Eduardo Chávez, um dos maiores especialistas nas aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, abençoou a imagem colocada na falésia.

O repórter Edgar Galicia, da Azteca Noticias, percorreu recentemente a área e constatou que a pequena estátua colocada na gruta não sofreu danos durante a passagem do furacão Otis. Os únicos elementos afetados pela tempestade, com ventos que ultrapassaram os 300 quilômetros por hora, foram algumas das luzes que enfeitavam a imagem.

“É realmente uma coisa linda saber que essa Virgem, que 'persignou' por muitos anos muitos mergulhadores aqui, está bem, porque é daqui que eles se jogam no mar", disse o repórter.

A Virgem, “mãe da esperança”

Diante do fato surpreendente, o vigário-geral e porta-voz da arquidiocese de Acapulco, padre Rafael Valencia, conversou com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, sobre a importância da Virgem Maria como fonte de consolo em tempos de adversidade.

“A Virgem Maria é a mãe da esperança. Neste momento difícil, ela nos encoraja a manter firmes a esperança que brota da nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor, a nos sentirmos acompanhados por Ela e por Seu Filho Jesus”, disse o padre Valencia.

Segundo o padre, a “presença” de Santa Maria, “como Mãe”, “nos ajudas a sentir a proximidade de Deus, que nos conforta e nos ajuda”.