Hoje (8) a igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição de Maria porque nesta data em 1854 o papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição por meio da Bula Ineffabilis Deus. O que muitos brasileiros não sabem é que em 1849, o primeiro bispo de Cuiabá (MT), dom José Antônio dos Reis escreveu ao papa Pio IX pedindo a definição dogmática de Nossa Senhora, relatou em artigo da arquidiocese de Cuiabá, o diretor geral da rádio Bom Jesus FM, padre Renan Cunha.

Segundo padre Renan Cunha, “isso aconteceu porque o próprio papa havia escrito a dom José”, pedindo “informações de como os cuiabanos viviam essa devoção”.

“Nós humildemente respondemos, e respeitosamente declaramos a V. Santidade, ser nosso íntimo e ardente desejo, vividíssimo sentimento do nosso coração e firmíssimo pensamento da nossa inteligência que V. Santidade, como chefe que é da Santa Igreja, e Supremo juiz em matéria de fé, solenemente defina, como dogma da Igreja Católica, que a Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria foi, de todo em todo, imaculada e inteiramente imune de toda mancha do pecado original”, relatou  dom José Antônio à Santa Sé na época.

O Dogma da Imaculada Conceição só foi proclamado por pio IX depois de cinco ano, no dia 8 de dezembro de 1854: “Declaramos, confirmamos e definimos a doutrina, revelada por Deus, que a Bem-aventurada Virgem Maria foi preservada e imune de toda mancha do pecado original, desde o primeiro instante da sua concepção, por graça particular e privilégio de Deus Todo-Poderoso, pelos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano” (Bula Ineffabilis Deus).

Padre Renan Cunha também disse no artigo que a devoção dos cuiabanos “à Imaculada Conceição começou por volta de 1750”, por causa de um bandeirante, chamado Francisco Barreto Prado, que trouxe para Cuiabá “as primeiras imagens de Nossa Senhora da Conceição”, quando a cidade tinha se tornado Prelazia.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição não é a padroeira de Cuiabá, mas para muitos cuiabanos ela é considerada a patrona da cidade e por causa da grande devoção a Ela, o governo de Mato Grosso declarou no dia 24 de agosto de 2012, que o dia oito de dezembro seria feriado municipal consagrado à “Imaculada Conceição de Maria”.