O papa Francisco conduziu a oração do Ângelus da janela do Palácio Apostólico do Vaticano por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, celebrada hoje (8).

Embora ainda continue com alguns sintomas do resfriado que pegou em 25 de novembro e que lhe causou inflamação pulmonar, o papa leu o texto completo e cumprimentou os fiéis que o ouviam na Praça de São Pedro do Vaticano nessa festa importante.

Com a respiração um pouco agitada e uma leve tosse, o papa destacou duas atitudes de Nossa Senhora que ajudam a compreender como “ela guardou o dom único que recebeu: um coração totalmente livre de pecado”.

Estas duas atitudes, disse, são “saber maravilhar-se com as obras de Deus e a fidelidade nas coisas simples”.

Saber maravilhar-se

O papa Francisco disse que depois do anúncio do anjo, a Virgem Maria fica “surpresa, desconcertada, perturbada”.

Ele disse que esta é uma “atitude importante” e convidou os fiéis a terem a capacidade de se maravilhar com os dons do Senhor e “nunca os subestimar, apreciar o seu valor, alegrar-se pela confiança e pela ternura que eles trazem”.

Segundo o papa, é fundamental testemunhar este maravilhamento aos outros, “falando com humildade dos dons de Deus, do bem recebido, e não somente dos problemas cotidianos”.

“Eu sei me maravilhar com as obras de Deus? Às vezes acontece comigo de ficar maravilhado com isso e de compartilhar com alguém?”, perguntou o papa.

Fidelidade nas coisas simples

Como segundo aspecto, o papa Francisco falou da “fidelidade nas coisas simples” e lembrou que “o Evangelho, antes da Anunciação, nada diz sobre Maria”.

“Ela nos é apresentada como uma menina simples, aparentemente como muitas outras que viviam em sua cidade, Nazaré, que nunca é mencionada antes na Bíblia. Uma jovem que, precisamente graças à sua simplicidade, manteve puro o Coração Imaculado com o qual, pela graça de Deus, foi concebida”, disse.

Para o papa, “isto também é importante, porque para acolher os grandes dons de Deus é essencial valorizar os mais cotidianos e os menos chamativos”.

“Por meio da fidelidade cotidiana no bem, que Nossa Senhora permitiu ao dom de Deus crescer nela; foi assim que ela se preparou para responder ao Senhor, para dizer ‘sim’ a Ele com toda a sua vida”, disse o papa.

Francisco fez algumas perguntas aos fiéis para refletirem: “Eu acredito que o importante, nas situações de cada dia como no caminho espiritual, é a fidelidade a Deus? E, se acredito nisso, encontro o tempo para ler o Evangelho, para rezar, participar na Eucaristia e receber o Perdão sacramental, para fazer algum gesto concreto de serviço gratuito?”

Francisco disse que estas são “essas pequenas escolhas decisivas para acolher a presença do Senhor”, ao mesmo tempo que pediu que rezemos para que Maria Imaculada “nos ajude a maravilhar-nos com os dons de Deus e a responder-lhe com a fiel generosidade de cada dia”.

Depois de rezar o Ângelus, o papa Francisco disse que esta tarde irá, como todos os anos, à embaixada espanhola junto à Santa Sé para prestar homenagem à Imaculada Conceição.

Ele exortou os fiéis a se unirem a ele espiritualmente, “rezando em particular pela paz na Ucrânia, na Palestina e em Israel e em todas as terras feridas pela guerra”. “Que os corações sejam pacificados, que haja paz”, pediu o papa.

Em dia 8 de dezembro de 2022, durante o ato de veneração de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Roma, o papa Francisco teve que interromper a sua oração por causa da emoção que sentiu ao recordar o sofrimento do povo ucraniano.