No domingo (10), acontecerá o 138º Círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, distrito de Belém (PA). Será a primeira edição do círio desde que a paróquia de Nossa Senhora do Ó foi elevada a santuário arquidiocesano, em agosto deste ano. O tema será “Maria, a primeira entre os humildes e pobres servos do Senhor”.

A devoção mariana de Nossa Senhora do Ó surgiu em Toledo, Espanha, na época do X Concílio, presidido pelo arcebispo santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de dezembro. Ele foi sucedido no cargo por seu sobrinho, santo Ildefonso, que determinou que a festa fosse celebrada neste mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.

O nome Nossa Senhora do Ó se deu por causa das antífonas do Ó, cantadas entre os dias 17 e 23 de dezembro, na Liturgia das Horas, antes do cântico evangélico do Magnificat nas vésperas. São sete antífonas: ó Sabedoria, ó Adonai, ó Raiz de Jessé, ó Chave de Davi, ó Oriente, ó Rei das Nações, ó Emanuel”, que fazem referência a Jesus, disse.

Em latim, essas palavras são Sapientia, Adonai, Radix, Clavis, Oriens, Rex, Emmanuel. Ao ler apenas a primeira letra de cada uma dessas palavras, da última para a primeira, forma a expressão em latim “Ero Cras”, que pode ser traduzido como “Virei amanhã”.

No Brasil, o culto e a devoção a Nossa Senhora do Ó chegou por meio dos portugueses, inicialmente em Pernambuco. Depois, começou a se espalhar pelo país, em diversas regiões. Segundo a arquidiocese de Belém, a devoção em Mosqueiro remonta à criação da paróquia, em 1868. Foi a sexta paróquia da arquidiocese e a primeira do distrito de Mosqueiro, do qual é padroeira.

O Círio de Nossa Senhora do Ó acontece anualmente no segundo domingo de dezembro. A programação oficial começou na segunda-feira (4) e durante a semana aconteceram procissões e carreatas. Amanhã (8), às 6h, haverá o 3º Pedal do Círio. No sábado (9), às 8h, acontecerá a missa da saída do Círio Fluvial do Porto do Sítio Caruaru para o Porto Pelé. Na chegada, acontecerá a Romaria dos Ciclistas até o santuário. Às 18h, será celebrada missa no santuário e, às 19h, acontecerá a trasladação da imagem peregrina de Nossa Senhora do Ó para a capela do Sagrado Coração de Jesus, na Orla do Chapéu-Virado.

No domingo (10), às 7h, o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, vai celebrar a missa do 138º Círio de Nossa Senhora do Ó, em frente à capela do Sagrado Coração de Jesus. Às 8h30, sairá a procissão em direção ao santuário, em um percurso de 5,1 km.

No dia 16 de dezembro, haverá a Romaria da Acessibilidade, às 8h, e o Círio da Juventude, às 16h. No dia 17, acontecerá o Círio das Crianças, às 8h.

A festividade de Nossa Senhora do Ó será celebrada no dia 18 de dezembro, a partir das 17h, com missa e arraial com vendas de comidas e atrações culturais. Às 18h será celebrada missa solene, seguida de procissão luminosa, às 19h30.