Na manhã de ontem (26), mais de 200 mil fiéis participaram do 105º Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). A procissão saiu às 7h da igreja de São Sebastião e percorreu um trajeto de sete quilômetros, até a catedral Nossa Senhora da Conceição.

O Círio da Conceição acontece sempre no último domingo de novembro. Neste ano, o tema foi “Maria, mestra da fé e do amor”.

Para o arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman, o Círio de Nossa Senhora da Conceição é “unidade, comunhão e participação”. “O círio é feito por todos. Não é apenas um grupo, não é uma diretoria que faz o círio. É cada um... O círio também é um gesto de paz, uma paz que deve ecoar nos corações de todos. Uma paz pelo mundo”, disse.

Muitos devotos carregaram objetos que simbolizavam graças alcançadas, como maquetes de casas, tijolos, ou imagens de santos. Crianças participaram da procissão vestidas de anjo e de Nossa Senhora.

Uma tradição no Círio da Conceição são os “cordeiros” pessoas que seguem o percurso segurando a corda atrelada à berlinda com a imagem de Nossa Senhora. Eles costumam chegar ao local de início da procissão na noite anterior, para garantir seu lugar na corda.

O “cordeiro” Jailson Rodrigues participa na corda há 15 anos, para pagar uma promessa. Ele contou ao site G1 que alcançou uma cura por intercessão de Nossa Senhora da Conceição. “Eu sofria muito, cheguei a vomitar sangue; saía sangue até pelo meu nariz. Então, um dia na igreja, eu pedi à Nossa Senhora que intercedesse pela minha saúde. Foi assim que fiquei totalmente curado. Primeiramente, agradeço a Deus e depois a Nossa Senhora. E eu venho na corda enquanto tiver forças”, disse.

No trajeto, aconteceram 13 homenagens oficiais a Nossa Senhora da Conceição. Mas, moradores das ruas por onde a procissão passou também prepararam homenagens particulares a Nossa Senhora, montando pequenos altares em frente às suas casas.

Também ontem (26) teve início o novenário da padroeira. A festividade segue até o dia 8 dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. A programação inclui a Caminhada de Fé com Maria, uma procissão tradicional que acontece no fim de semana seguinte ao Círio, neste ano, dia 2. Os romeiros percorrem 37 km a pé entre Mojuí dos Campos e Santarém.