Mais de 500 mil pessoas participaram da Romaria da Penha, em João Pessoa (PB), no sábado (25). Os fiéis saíram às 22h da igreja de Nossa Senhora de Lourdes e caminharam em um trajeto de 14 quilômetros, durante a madrugada, chegando ao santuário de Nossa Senhora da Penha por volta das 3h40 de domingo (26).

Esta foi a 260ª edição da romaria e teve como tema “Senhora da Penha, ajudai-nos a repartir o pão, como sinal de graça e missão”.

“Queremos caminhar com Maria, fazendo a experiência de discípulos e discípulas do seu filho Jesus. Seguindo a Jesus, com certeza, estaremos sempre no bom caminho, transformando o nosso coração, nossa mente e nosso ser. Assim, seremos construtores de uma nova humanidade, de um mundo novo, de justiça, de paz, onde será possível experimentar o perdão, o amor e a partilha do pão”, disse o reitor do santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire Henrique, segundo o site da arquidiocese da Paraíba.

Durante as cerca de seis horas de caminhada, os fiéis buscaram expressar sua fé, devoção e gratidão a Nossa Senhora da Penha. Muitos caminharam descalço, carregaram réplicas de imóveis, carteiras de trabalho, exames médicos e outros objetos símbolos de graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora.

Ao chegar ao santuário de Nossa Senhora da Penha, o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, celebrou a missa da solenidade de Cristo Rei do Universo.  Em sua homilia, o arcebispo comentou sobre o evangelho de são Mateus sobre o juízo final (Mt 25,31-46), no qual Jesus diz que toda vez que alguém vai ao encontro de uma pessoa com fome, sede, estrangeiro, nu, doente ou na prisão, é a Ele que se está servindo.

“Recebemos tudo de Deus, tudo é dom, tudo é dádiva e devemos retribuir compartilhando com nossos irmãos que precisam. Quando fazemos isso, entendemos que a palavra de Deus está agindo em nossa vida, que o Espírito Santo está trabalhando em nosso coração. E esta é a missão dos batizados, dos leigos e leigas e de toda a comunidade cristã”, disse.

“Que alegria é sentirmos que tudo que fizemos aqui pelo irmão, fizemos por Jesus. Ele, o rei do universo, que reina na nossa vida aqui, reinará eternamente e dirá para nós qual o nosso lugar no reino que o Pai preparou para nós”, acrescentou.

Por fim, o arcebispo lembrou o tema da romaria deste ano que foi sobre “partilhar o pão”. “Ajudai-nos, Senhor da Penha, a compartilhar o pão. Ele é sinal da graça de Deus na nossa vida, ele é sinal de que estamos fazendo o que Jesus mandou fazer, estamos construindo a fraternidade, estamos exercendo a caridade tão benéfica e generosa”, disse.

Festa da Penha

A devoção a Nossa Senhora da Penha na Paraíba começou por volta de 1760. Na época, um grupo de navegantes portugueses enfrentou uma tempestade no litoral paraibano. Eles pediram a proteção de Nossa Senhora da Penha e prometeram construir uma capela dedicada a Ela onde aportassem em segurança. Eles conseguiram desembarcar na então Praia de Aratu, hoje chamada Praia da Penha. Em 1763, foi construída a capela e a devoção a Nossa Senhora da Penha começou a crescer na região.

A Romaria da Penha acontece todos os anos no último domingo de novembro. Neste ano, a programação da festa começou no dia 18 de novembro, com missas diárias. Ontem (26), além da missa depois da romaria, foram celebradas missas às 9h30, às 11h30, às 15h e às 17h.