Dois círios acontecem no domingo (26), na arquidiocese de Belém (PA), em honra a Nossa Senhora das Graças. Será a primeira vez que o Círio das Graças de Ananindeua e de Icoaraci acontecem no mesmo dia, depois que as duas paróquias foram elevadas a santuários arquidiocesanos neste ano.

A devoção a Nossa Senhora das Graças na arquidiocese de Belém se desenvolveu no distrito e Icoaraci, na capital paraense, e na cidade de Ananindeua, da qual é padroeira.

Segundo o site da arquidiocese, a devoção em Icoaraci começou em São Brás, em 1949, quando “um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na Av. Conselheiro Furtado”. No local, hoje, está a capela dedicada a Nossa Senhora.

Por causa desse fato, começaram algumas romarias de moradores à capela. Em 1952, aconteceu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nazaré. Inicialmente, acontecia no segundo domingo de novembro. Anos depois, passou para o quarto domingo do mesmo mês, mais próximo ao dia da padroeira, 27 de novembro.

Em Ananindeua, a devoção começou antes da fundação do município. A Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi estabelecida em julho de 1943, mesmo ano em que aconteceu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças. Tradicionalmente, o Círio acontecia no terceiro domingo de agosto. Mas, com a elevação da paróquia a santuário, neste ano, a festividade passou a ser celebrada oficialmente no quarto domingo de novembro.

Programação

Em Icoaraci, o santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças celebrará a 71ª edição do Círio, com o tema “Maria, cheia de graça, ensina-nos a viver como escolhidos”.

Hoje (24), às 18h, haverá missa de encerramento das peregrinações com as famílias e abertura da festividade com carreata com a Imagem de Nossa Senhora para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Amanhã (25), às 18h30, será celebrada missa na paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguida pela trasladação da imagem para a igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro.

No domingo (26), será celebrada missa em frente à igreja de São Sebastião às 7h e depois sairá a procissão do Círio até o santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. Na chegada, o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, celebrará a missa.

A programação contará ainda com a quinzena do Círio, de 26 de novembro a 10 de dezembro, com missas às 18h. No dia 2 de dezembro, acontecerá a 16ª Caminhada da Juventude e, no dia 3, o 31º Círio das Crianças. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Em Ananindeua, esta será a 80ª edição do Círio das Graças, com o tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”. A abertura da festividade será hoje no santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, com missa às 19h e apresentação da nova coroa e dos raios de Nossa Senhora.

Amanhã, será celebrada a missa da trasladação às 18h, em seguida, a imagem será trasladada para a paróquia Santa Maria Mãe de Deus. No domingo, acontecerá o 80º Círio de Ananindeua, com missa às 7h na paróquia Santa Maria Mãe de Deus. Logo em seguida, a procissão sairá em direção ao santuário de Nossa Senhora das Graças, em um percurso de 2 quilômetros. Será celebrada missa na chegada ao santuário.

A programação segue até o dia 3 de dezembro. Na segunda-feira (27), dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora das Graças, o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira celebrará missa às 19h no santuário de Ananindeua. No dia 2 de dezembro, haverá a Romaria da Juventude, às 15h, e dia 3, o Círio das Crianças, às 7h. A programação completa pode ser conferida AQUI.