Mais de 150 mil pessoas saíram às ruas de Santa Maria (RS) ontem (12), para participar da 80º Romaria Estadual da Medianeira, em honra a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Rio Grande do Sul. Mesmo sob chuva, os devotos acompanharam a imagem por um trajeto de cerca de dois quilômetros, em uma caminhada que durou aproximadamente uma hora e meia.

A caminhada saiu às 8h30 da catedral metropolitana de Santa Maria e seguiu em direção ao santuário basílica de Nossa Senhora Medianeira, onde o arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, celebrou a missa.

“Pelo caminho, era possível identificar sinais de devoção, entre eles: crianças vestidas de anjos, pessoas caminhando descalças ou de joelhos, pétalas de rosas e muitos cantos e orações”, informou a arquidiocese de Santa Maria.

O devoto Everton Lima, 37 anos, fez o percurso descalço e carregando uma imagem de Nossa Senhora Medianeira. “Há 6 anos participo da Romaria. Medianeira já ajudou minha mãe e meus irmãos e hoje venho agradecer. A chuva não impede a nossa fé. Sempre peço que todo novo ano seja melhor que o último”, disse ao site Diário de Santa Maria.

“Não tem como impedir de acontecer o evento, nada pode o cancelar, porque a fé está no coração das pessoas. O testemunho de jovens, crianças de colo com seus pais, em um dia de chuva como hoje, mostra que a fé está além do que nós somos capazes de calcular e imaginar”, disse dom Leomar Brustolin, ao final da missa celebrada na basílica de Nossa Senhora Medianeira.

Em sua homilia, dom Brustolin recordou que “o Rio Grande do Sul foi afetado por chuvas e enchentes este ano que fizeram muitos de nossos irmãos e irmãs perder tudo, perder até a vida”.

“Quando veio a chuva hoje, na Romaria, eu acho que Nossa Senhora nos quis fazer solidários com aqueles que perderam tudo. Nós viemos nos molhando, lembrando que somos todos irmãos. Então nós, nesta hora, rezamos por todos, especialmente aqui no Vale do Taquari, que perderam tantas situações de vida”, disse e pediu um minuto de oração em silêncio pelas vítimas das enchentes no estado e também da seca no Norte do Brasil.

Além de dom Brustolin, também estiveram na missa o bispo de Cachoeira do Sul (RS), dom Edson Batista de Mello, o bispo de Uruguaiana (RS), dom José Mário Scalon Angonese, o bispo de Cruz Alta (RS), dom Nélio Domingos Zortea, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Bertilo João Morsch, o arcebispo emérito de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, o reitor do Santuário Basílica da Medianeira, padre Cristiano Quatrin, e diversos padres de Santa Maria.

Este ano, com o tema “Mãe Medianeira: 80 anos de graça e missão”, pela primeira vez a Romaria contou com uma programação de três dias, com missas, procissões, shows. O encerramento aconteceu na noite de ontem, com a bênção da cidade.