O santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS) celebra sua padroeira com a 144ª Romaria de Caravaggio, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Este ano, são esperados 300 mil peregrinos nos três dias de romaria. “O santuário está no coração da diocese de Caxias do Sul e assim, está preparado para acolher milhares de fiéis e peregrinos”, disse à ACI Digital o reitor, padre Ricardo Fontana.

Ele lembrou que no ano passado, “teve um público de 104 mil fiéis nos três dias de romaria” por conta “de muita chuva e muito frio”. Mas, para este ano, a organização da romaria está com “a expectativa de um tempo bom” na região, e por isso, espera a presença de “milhares de peregrinos, devotos e fiéis que vêm ao santuário de Caravaggio”.

Segundo padre Fontana, muitos peregrinos vão à romaria “de carro ou de ônibus, mas especialmente fazem sua peregrinação numa distância dos municípios de Caxias do Sul, a mais de 20km, e de Bento Gonçalves, também a mais de 20km. Do centro de Farroupilha, são mais ou menos 10km”, disse.

Este ano, a144ª Romaria de Caravaggio traz o lema: “Fonte de nossa alegria, rogai por nós”. Segundo padre Ricardo, o lema “é fruto da Ladainha Lauretana, ‘Fonte de nossa alegria, rogai por nós’, inspirado nas Bodas de Caná”.

“Quando o vinho veio a faltar, a Mãe de Jesus, que estava presente junto com Jesus nesta festa de casamento, pede que o filho interceda para que volte a alegria àquela festa, pois o vinho é símbolo da alegria. Então, nós queremos reviver essa nova aliança que Jesus fez com a humanidade, revelada no primeiro dos sinais do Evangelho de São João, que é o milagre da transformação da água em vinho, por isso, fonte da nossa alegria. Nossa Senhora oferece, intercede junto a seu filho para que tenhamos o melhor vinho, o vinho da alegria no Espírito Santo”, disse o reitor.

Durante os dias da festa, o santuário terá dez missas diárias. No período da manhã às 6h, 7h, 8h, 9h. Às 10h30 a celebração será campal e depois segue com procissão da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. À tarde, as missas serão às 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. E às 14h acontecerá a oração do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para os devotos que desejarem se confessar, os sacerdotes irão realizar confissões nos três dias da romaria no santuário antigo e nos confessionários do novo santuário. “No primeiro dia serão 26 sacerdotes atendendo confissões e dando bênçãos individuais”, disse padre Ricardo.

“Com certeza os fiéis vão encontrar muito acolhimento desde a parte dos sacerdotes e bispos que aqui estarão para o cuidado pastoral”, destacou o reitor do santuário.

O santuário de Nossa Senhora de Caravaggio é o primeiro santuário do Brasil dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio e “se caracteriza por um grande parque natural. A gente chama o santuário natural, o santuário ecológico, onde o santuário é cercado por matas, campos e montanhas. É uma montanha aprazível, um lugar de paz de espírito”, declarou o reitor.

Romaria da Juventude

No sábado, 27 de maio, a 144ª Romaria de Caravaggio também traz em sua programação a 10ª Romaria da Juventude. Os jovens de grupos, movimentos e pastorais da diocese de Caxias do Sul saem de várias cidades da região, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi e vão em peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.  O ápice da peregrinação acontece às 10h30, com uma missa campal no santuário.

A Romaria da Juventude faz parte da programação oficial da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio há 10 anos e segundo o assessor do Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon, os jovens não poderiam “ficar alheios a este que é um dos momentos mais expressivos de fé” na região.

“Por isso, anualmente reunimos os jovens para peregrinar, agradecer por tantas graças que vemos frutificar em nossa diocese e também pedir a bênção, a saúde e a alegria para as nossas juventudes”, ressaltou o padre.

 

 

Confira também: