Uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará pela primeira vez nos EUA, onde acontecerá no domingo (19) um Círio de Nazaré em Miami, Flórida. “É uma maneira de estar um pouquinho perto da nossa religiosidade, da nossa fé, da devoção, mas também da nossa cultura, a cultura do povo paraense”, disse o paraense Carlos Waldney, responsável pelo Círio nos EUA juntamente com a comunidade brasileira de Kendall.

A imagem peregrina seguirá diretamente da basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), para os EUA, e ficará no país de 16 a 20 de novembro. Além da comunidade de Kendall, a visita é uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo (SETUR) do Pará e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A imagem será acompanhada pelo pároco da basílica santuário, padre Francisco Cavalcante, e os diretores da DFN, Antônio Salame e Augusto Vasconcelos.

Waldney contou à ACI Digital que a ideia de levar o Círio de Nazaré para os EUA surgiu depois que ele se mudou para o país, no final de 2021. Ele disse que, na época, participou de uma celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida na comunidade. “Coincidentemente, o diácono é paraense. Então, falei para ele: ‘por que não podemos fazer algo para Nossa Senhora de Nazaré?’”

A ideia era “fazer uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré”, mas “a coisa foi tomando corpo”. Waldney entrou em contato “com os setores responsáveis nos EUA e no Brasil para saber como é o procedimento para receber uma imagem peregrina do Brasil”. Além disso, mobilizaram “a comunidade que, como um todo, abraçou a ideia”.

Entre as iniciativas para tornar a devoção conhecida, Waldney contou que, ao final dos grupos de oração tinham um momento para chamar as pessoas, falar sobre Nossa Senhora de Nazaré e o Círio. Segundo ele, muitos “passaram a se interessar pela história de devoção a Nossa Senhora de Nazaré, o Círio, e a cada momento, iam se envolvendo mais e estando juntos para fazer com que isso se tornasse realidade”.

O Círio de Nazaré no domingo será uma pequena versão do Círio que acontece em Belém (PA). “Lógico que não se compara ao Círio como é em Belém, mas é uma forma de remontarmos a essa devoção, essa história de devoção a Nossa Senhora, com ícones do Círio, a berlinda, a corda, os hinos”, disse Waldney. Ele destacou que, na capital paraense, “a corda do Círio tem 400 metros”, em Miami, “terá 40 metros”; em Belém, “o percurso é de quatro quilômetros”, nos EUA, “serão 500 metros”.

“É pequeno? É, mas conseguimos passar um pouco para as pessoas essa experiência do que é conduzir a Nossa Senhora, puxando sua corda”, disse.

Para ele, esta é “uma forma de trazermos a evangelização, trazermos Nossa Senhora para a comunidade não só brasileira que está aqui, e paraense principalmente, mas também para a comunidade americana e a hispânica que é muito forte aqui”.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré passará por diferentes igrejas, onde “haverá uma missa regular com a presença de Nossa Senhora”. “É a peregrinação dela, Ela peregrina nessas comunidades brasileiras, convidando os devotos a estarem no domingo no Círio de Nazaré”, disse.

Wladney destacou que “a comunidade brasileira no sul da Flórida é a segunda maior comunidade brasileira nos EUA”, estando atrás apenas de Boston. Mas, segundo ele, os organizadores do Círio em Miami não tem uma expectativa quando ao número de participantes. “A nossa expectativa é que estejam presentes católicos, brasileiros, paraenses, devotos que queiram pedir, agradecer por graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora”.

A imagem peregrina e a comitiva do Brasil também serão recebidos na quinta-feira (16), às 15h, pelo cônsul-geral do Brasil em Miami, embaixador André Carvalho.

A programação completa da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré e do Círio nos EUA pode ser conferida AQUI.