“Maria é sempre ‘sinal de esperança’ para todos os seus filhos e filhas que, em meio às dificuldades e tribulações deste mundo, são sustentados pela sua constante assistência e com ela caminham rumo ao céu”, disse o papa Francisco em mensagem aos participantes do 231º Círio de Nazaré, que acontece no domingo (8), em Belém (PA).

Todos os anos, o papa envia uma mensagem para o Círio de Nazaré. O texto foi encaminhado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, ao arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, no dia 29 de setembro e divulgado pela arquidiocese na segunda-feira (2).

O papa recorda o tema do Círio deste ano “Maria sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”.

Francisco diz que coloca as intenções dos participantes do Círio de Nazaré “aos pés da Virgem mãe amorosa, certo de que todos os que recorrem à sua maternal intercessão não deixarão de ser ouvidos e jamais serão desamparados”. E ao contemplar “a belíssima imagem da virgem de Nazaré”, ele também recorda a todos que, ela sempre “‘escuta os nossos pedidos, abençoa-nos com o seu filho nos braços, traz-nos a ternura de deus feito carne; numa palavra, dá-nos esperança’ (homilia, 10 de janeiro de 2023)”.

Ao final do comunicado, papa Francisco “implora à rainha da Amazônia que interceda junto a Jesus a fim de que sejam derramadas abundantes graças sobre todos os fiéis que participam do Círio e, como penhor destes votos, de coração lhes concede a bênção apostólica, pedindo que não deixem de rezar por ele”.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, em Belém (PA).

Este ano, o 231º “Círio de Nazaré” acontece no dia 8 de outubro, mas suas festividades iniciaram na segunda-feira (2) e vão até o dia 26 de outubro, com uma vasta programação que pode ser conferida neste link.