A cidade de Nova Trento (SC), onde viveu santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, vai promover pelo segundo ano a iniciativa Caminho dos Presépios, em que algumas famílias abrem as portas de suas casas para que as pessoas possam visitar os presépios montados em cada lar. Neste ano, uma novidade será a montagem de presépios na praça da cidade, feitos pelas comunidades locais.

“O presépio já faz parte da nossa cultura. Quando os italianos chegaram aqui, foi algo trazido por eles, então, está muito forte na nossa comunidade”, disse à ACI Digital a secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni.

A tradição dos presépios foi levada para Nova Trento em 1875, pelos imigrantes do Tirol, atualmente Trentino. Com a chegada do tempo do Advento, é comum na cidade as famílias reservarem um local da casa para a confecção do presépio usando musgos, areia, barba de velho, pedras, bromélias, velas coloridas, estatuetas e tudo o que pudesse reproduzir o cenário do nascimento de Jesus descrito nos Evangelhos. As famílias mantiveram o hábito de rezar ao redor dos presépios e visitar os presépios dos vizinhos.

Para a secretária, “além da beleza cultural, o presépio une as famílias, desde as crianças até os mais idosos”. Ela disse que a importância de promover o Caminho dos Presépios “é preservar o que temos, para que nossos filhos possam replicar isso para os filhos deles”. “Assim, vamos mantendo nossa cultura acessa e, com certeza, unindo as famílias nessa montagem”, acrescentou.

Membro do grupo organizador do Caminho, a professora Neide Boso Cadorin contou que a experiência do ano passado “foi maravilhosa” e envolveu 18 famílias. Neste ano, 26 famílias da rua João Bayer Sobrinho vão abrir suas casas para expor os presépios. Haverá também na Praça Getúlio Vargas 25 presépios representando cada comunidade do município e um da secretaria de Cultura e Turismo.

Para Neide Cardorin, “isso mostra como tivemos uma grande adesão, tanto que ampliamos a visitação nas famílias e na praça e também o tempo de duração do Caminho”. No ano passado, a iniciativa aconteceu até o dia 23 de dezembro. Desta vez, seguirá até o dia 6 de janeiro, festa da Epifania do Senhor.

A secretária de Turismo contou que a ideia de levar os presépios para a praça da cidade é uma forma de mostrar a tradição de “Nova Trento como um todo, desde o Centro até as comunidades mais distantes”. Ela ressaltou que, além dos descendentes de italianos, a cidade tem “poloneses, alemães, comunidades com suas tradições específicas”. “Então, cada um pode montar seu presépio conforme suas culturas. Deixamos aberto para as pessoas usarem sua criatividade desde o material até características específicas”, disse.

Tomasoni citou o presépio montado pela comunidade de São Valentim, que “recriou a gruta de Nossa Senhora das Graças que tem na comunidade”. Outro presépio da comunidade da Valsugana é feito com pinturas em pedras, coletadas no ribeirão Valsugana, uma região rica em rochas.

“A expectativa é que tenhamos um público muito maior”, disse a secretária, ressaltando que com essa iniciativa pretendem oferecer às pessoas “uma experiência de fé, de renovação”.

O Caminho dos Presépios em Nova Trento será inaugurado na sexta-feira (8), às 19h. A exposição seguirá até 6 de janeiro, durante todo o dia na praça e, nas casas da rua João Bayer Sobrinho, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, das 19h às 22h.