O presépio da Praça de São Pedro para o Natal de 2023 quer reviver o primeiro presépio vivo criado por são Francisco de Assis na Itália no século XIII, disse ontem (30) a Santa Sé.

O presépio do Vaticano, que todos os anos é diferente, será revelado numa cerimônia na praça de São Pedro, no dia 9 de dezembro. A árvore de Natal também será acesa no mesmo evento.

A árvore de Natal e o presépio ficarão no local durante todo o tempo do Natal até 7 de janeiro de 2024, festa do Batismo do Senhor.

As meditações de são Francisco sobre a vida de Cristo enquanto visitava a Terra Santa o levaram a criar uma representação do nascimento de Jesus no Natal em Greccio, Itália, em 1223. É provável que essa seja a origem do atual presépio de Natal.

Os presépios do Vaticano na praça de São Pedro e na sala Paulo VI procurarão “reviver a atmosfera do Natal de 1223 (…) quando São Francisco, retornando de uma viagem à Terra Santa, pediu para reencenar o nascimento de Jesus em uma cidade que o fizesse lembrar de Belém", diz um comunicado de imprensa do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

O Natal de 2023 marca 800 anos desde que são Francisco de Assis encenou o primeiro presépio na cidade montanhosa de Greccio, cerca de 50 quilômetros ao norte de Roma.

Além das tradicionais figuras de Maria, José, Menino Jesus, boi e burro, as estátuas de terracota colorida em tamanho natural representarão são Francisco e alguns dos personagens principais que o ajudaram a criar o primeiro presépio vivo.

A estrutura por trás das figuras será da rocha ainda presente no santuário católico de Greccio e do afresco nela pintado. A paisagem do entorno e os quatro santuários franciscanos daquela zona também estarão representados.

O presépio dentro da sala Paulo VI, onde o papa Francisco faz as suas audiências às quartas-feiras com o público durante os meses de inverno do hemisfério norte, será feita de milhares de peças de azulejos vidro veneziano.

O abeto branco de 25 metros de altura que será usado na árvore de Natal do Vaticano vem dos Alpes italianos, perto da fronteira com a França.

Em vez dos ornamentos tradicionais, a árvore será decorada com milhares de edelweiss, uma flor branca da montanha que cresce nos Alpes e em outras áreas de grande altitude e também é conhecida como “flor das neves”.