A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma do Círio de Nazaré em Belém (PA), chegará hoje (6) à arquidiocese de Salvador (BA). A imagem fará uma peregrinação por diversas comunidades até o domingo (10), quando estará presente na Caminhada da Paz, em Lauro de Freitas (BA).

O pároco da paróquia Santa Antônio, em Portão, na cidade de Lauro de Freiras, padre Rogério Marcos, contou ao site da arquidiocese que teve um diálogo que durou 11 meses com a Comissão do Círio de Nazaré para que o envio da imagem fosse possível.

“Todos os anos, a paróquia de Portão realiza a Caminhada da Paz. Já trouxemos, em anos anteriores, as imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora Aparecida. Pensando que aqui moram tantos paraenses e também que os fiéis baianos nem sempre terão a oportunidade de participar do Círio, em Belém do Pará, solicitamos que a imagem pudesse ser enviada aqui para a nossa arquidiocese, e fomos atendidos. Assim, teremos a graça de vivenciar o que se vê pela televisão”, disse, referindo-se ao Círio de Nazaré, que todos os anos reúne milhões de pessoas em Belém, no segundo domingo de outubro.

Segundo a arquidiocese, “durante o percurso, os devotos vivenciarão a experiência de poder olhar, rezar e contemplar a imagem da Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora de Nazaré, em uma demonstração de fé e de confiança na Virgem Santíssima”. A imagem vai peregrinar por paróquias de Lauro de Freitas e Salvador.

A da imagem, que estará em uma berlinda, será hoje, às 19h, quando os fiéis sairão em procissão do Terminal Turístico de Portão, em Lauro de Freitas, e seguirão até a comunidade Nossa Senhora do Bom Parto.

Amanhã (7), a imagem permanecerá em Lauro de Freitas e será levada até a paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itinga, às 7h. Das 15h às 19h, estará na capela Sagrada Família, da paróquia São João Evangelista, em Vilas do Atlântico. Às 19h30, chegará à paróquia Santa Amaro de Ipitanga, no Centro da cidade, onde permanecerá até às 21h. Depois, retornará para a comunidade Nossa Senhora do Bom Parto.

Na sexta-feira (8), solenidade da Imaculada Conceição e festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira do estado da Bahia, a imagem chegará às 7h à paróquia Santo Agostinho, em Areia Branca. Às 15h, chegará à paróquia São Cristóvão, em São Cristóvão, Salvador. Às 18h, estará na paróquia Santo Antônio de Portão, onde será celebrada missa solene. Por volta das 21h, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré retornará para a comunidade Nossa Senhora do Bom Parto.

No sábado (9), a paróquia São João Evangelista, em Mussurunga, Salvador, receberá a imagem às 7h. Às 11h, estará na região de Quingoma, em Lauro de Freitas, na casa das Irmãs Servas do Espírito Santo, de onde seguirá para os Arautos do Evangelho, por volta das 14h. Às 20h, acontecerá um show com a banda católica Vida Reluz, no Terminal Turístico de Portão.

No domingo (10), às 5h, acontecerá a Caminhada da Paz em Lauro de Freitas, que sairá da paróquia Santo Antônio, de Portão, e seguirá até a comunidade Bom Pastor, onde será celebrada a missa. Depois, a imagem será levada para o santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Imbuí, Salvador. Às 17h, começará uma carreata em direção à paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo, em Cabula VI.