Na Nicarágua, 72%  disse discordar da prisão do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, condenado a 27 anos de prisão por “traição à pátria”, diz pesquisa de opinião divulgada ontem (30). Só 9% disseram concordar com a condenação. A pesquisa foi feita pelo grupo CID Gallup por encomenda do jornal nicaraguense El Confidencial. Dom Rolando Álvarez está preso desde fevereiro.

Num estudo anterior, também feito pelo CID Gallup em julho deste ano, 79% dos entrevistados rejeitaram a condenação contra dom Álvarez.

A pesquisa foi feita entre 17 de outubro e 15 de novembro de 2023 com 800 pessoas maiores de idade.

Dos entrevistados, 42,1% se identificaram como “sandinistas”, apoiadores do partido do presidente Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que acumula trinta anos no poder desde a revolução sandinista de 1979.

Perseguição contra a Igreja Católica

A pesquisa ainda mostra que a maioria dos cidadãos considera que a Igreja Católica é perseguida pelo governo no país.

À pergunta: “Na Nicarágua há perseguição contra padres e paroquianos da Igreja Católica?” 57% disseram “sim”, 33% responderam “não” e 10% “não sabem ou não responderam”.

Em 18 de outubro, o governo informou que 12 padres tinham sido libertados e enviados para Roma, após mediação de autoridades da Igreja na Nicarágua e da Santa Sé.

Segundo o levantamento da CID Gallup, 59% dos nicaraguenses consideraram que “é negativo” e que os padres “deveriam voltar às suas paróquias na Nicarágua”; 23% “não responderam”; e 18% disseram que “é positivo que tenham sido enviados para fora do seu país de origem”.