A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) exortou os fiéis a aproveitar o tempo do Advento para redescobrir o chamado a crescer como testemunhas do Evangelho e fortalecer a união das famílias, que são as primeiras escolas de evangelização.

Em sua mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal, a CEN diz que Deus "deu o dom da vida" e que cada família é convidada a formar sua identidade "imitando as virtudes domésticas da Sagrada Família de Nazaré".

“Por isso”, diz a CEN, “as famílias devem fortalecer os laços de amor que unem os seus membros, como peregrinos de esperança na presença do Senhor”.

“Cada discípulo deve redescobrir o chamado a florescer como testemunha do Evangelho; dando bons frutos de caridade, fraternidade e unidade, guiado pelo Espírito Santo que o leva a experimentar a autêntica conversão a Jesus”, diz a mensagem.

Para a CEN, a família, como “igreja doméstica”, é a “primeira escola de evangelização e fermento de valores morais, espirituais, humanos e ecológicos”.

Cada membro do lar “deve redescobrir que existem virtudes que cada um pode viver a partir do Senhor, sendo testemunhas de Jesus Cristo: ‘Caminho, Verdade e Vida’”.

“Exortamos vocês a se sentirem missionários de Jesus, o Filho amado que nos trouxe a salvação”, diz a CEN.

A CEN exorta “a participar e a aproveitar o que a Igreja nos oferece para viver este belo tempo de esperança: a eucaristia, a coroa do Advento, a novena do Menino Deus, as posadas, o colocar os presépios nas casas, celebrar a novena da Puríssima, a Virgem de Guadalupe e outras expressões de piedade popular.”

A CEN conclui a sua mensagem desejando que a Sagrada Família de Nazaré conceda aos lares nicaraguenses “alegria, graça e paz neste Natal”.