O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, revelou detalhes da conversa telefônica que teve na terça-feira (21) com o papa Francisco, que ligou para o felicitar pelas eleições de domingo, nas quais venceu com 55,69% dos votos.

A notícia da ligação do papa Francisco foi divulgada na tarde de terça-feira por vários meios de comunicação argentinos. O que é surpreendente neste contato telefônico é que, no passado, o presidente eleito tinha feito alguns insultos ao papa, pelos quais depois pediu desculpa.

Ao contrário do tom com que se referiu ao bispo de Roma há algum tempo, Milei reconheceu ao LN+ que tiveram “uma conversa muito agradável, onde Sua Santidade me felicitou pela eleição, felicitou-me enfaticamente pela minha coragem”.

Segundo o presidente eleito, o papa o exortou a ter “sabedoria e coragem para governar”, ao que Milei respondeu: “Tenho coragem, estou trabalhando na sabedoria”.

Milei contou-lhe sobre o trabalho que estão planejando para o Ministério do Capital Humano “à luz da herança que estamos recebendo”.

Segundo Milei, no final da conversa ele convidou o papa “para ir à Argentina” e disse-lhe “que o receberíamos com todas as honras de um chefe de Estado, mas sobretudo com as honras de líder espiritual dos argentinos, porque Argentina é um país católico”.

O tom do diálogo, segundo Milei, foi “muito cordial, e também o ouvi muito bem, então a verdade é que foi um momento impressionante e muito gratificante, porque ele me disse que ia rezar por mim”.