Vários líderes pró-vida e pró-família cumprimentaram o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que derrotou na eleição de ontem (19), o atual Ministro da Economia e candidato do partido União pela Pátria, Sergio Massa.

Recentemente, a vice-presidente eleita da Argentina, Victoria Villarruel, afirmou que ela e Javier Milei "são ambos pró-vida" e que, nesse aspecto, "deve haver uma discussão" sobre a lei do aborto aprovada pelo Congresso em dezembro de 2020.

Em declarações ao programa 'Solo una vuelta más', exibido no canal Todo Notícias, ela ressaltou que "gostaria que a discussão fosse baseada em fundamentos científicos e argumentos sérios, e não tão ideológicos quanto os que influenciaram a promulgação da lei".

Para Villarruel, a lei do aborto agora "infelizmente acaba sendo estendida ao infinito". "Hoje você encontra mulheres que estão abortando crianças antes do tempo. Não acho que isso seja correto", lamentou.

Expectativa pró-vida de Milei como presidente da Argentina

Um dos primeiros líderes pró-vida argentinos a se manifestar após a vitória de Milei foi o diretor do projeto de apologética Que No Te la Cuenten (QNTLC), padre Javier Olivera Ravasi.

"E Milei acabou de ganhar. Há um ano e meio nós o "vimos". E, por isso, registramos seus erros e acertos. Parabéns @VickyVillarruel: a grande garantia para muitos. Deus permita que você mantenha seus princípios até o fim", escreveu o padre argentino.

A presidente e fundadora da Live Action nos Estados Unidos, Lila Rose disse na rede social X: "O candidato pró-vida à presidência da Argentina, Javier Milei, acaba de vencer. Parabéns @JMilei, faça com que a Argentina seja pró-vida novamente!

Com relação à eleição, a jovem ativista pró-vida argentina e recém-convertida à fé católica, Lupe Batallán disse que "ficaria preocupada, independentemente de quem ganhasse", porque, para ela, "essa eleição estava perdida antes mesmo de começar".

"Como sempre, espero estar errado, mas acho que é um pouco difícil. Temos que esperar pelo melhor e ver", declarou o jogador de 25 anos, que criticou alguns posicionamentos de Milei, como o da venda de órgãos.

A diretora executiva da Associação a Família Importa na Guatemala, a cientista política, Ligia Briz disse: "Milei venceu na Argentina. Impressionante. Agora ele terá que atender às expectativas de uma população que sofre com décadas de roubos e ideologia".

"Uma nova fase está se abrindo na Argentina. Não é fácil, mas é necessário. Um choque de realidade para o socialismo: palavras não são suficientes", disse o diretor da plataforma pró-vida e pró-família no México, ConParticipación, Marcial Madilla.

Em contrapartida, o ex-candidato presidencial e presidente da Fundação Nicaraguense para a Liberdade, Felix Maradiaga também parabenizou Milei e frisou que "sua vitória é um sopro de ar fresco nas Américas, que anuncia tempos melhores diante dos absurdos do socialismo que tanto empobreceu os argentinos e outras nações do continente. Nossos melhores votos! Viva a liberdade!".

"Uma virada à direita na Argentina. Que bom para eles! Este homem é fabuloso", disse a médica e consultora sênior de políticas da Associação Católica dos Estados Unidos, dra. Grazie Pozo Christie, no site de rede social X. "Este homem vai enlouquecer a esquerda. "Esse cara vai deixar a esquerda maluca. Ele vai ser divertido de assistir. Parabéns, Argentina!", completou.

Poucas horas antes das votações encerrar, o ativista pró-vida e cineasta católico mexicano, Eduardo Verástegui expressou seu apoio ao novo presidente eleito da Argentina. "A liberdade está avançando hoje na Argentina. Meu apoio a Javier Milei", escreveu.