No sábado (18), 29 fiéis do Opus Dei de 19 países receberam o diaconado das mãos de dom Andrés Gabriel Ferrada, secretário do Dicastério para o Clero na basílica romana de Santo Eugênio.

Na homilia, dom Ferrada disse que na vida de uma pessoa dedicada a Deus “tudo se resume no amor” e na “amizade com Cristo”.

“Só o amor é crível”, disse aos ordenados, “e vocês o serão se se lançarem no oceano do amor divino, ouvindo a palavra de Deus, os sacramentos e o serviço, aprendendo com todos”.

Mencionando cada um pelo nome, o bispo também disse que “Ele nos ama como o Pai ama o Filho, isto é, sem limites e sem medida. A sua morte na cruz por amor, por nós seus amigos, é a prova incontestável. Da mesma forma, Jesus ama cada um de nós e hoje o repete a estes escolhidos para o diaconado”.

“A colheita é abundante e os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da colheita para que envie trabalhadores para a sua colheita”, disse dom Ferrada citando palavras  de Jesus. “Vocês são a resposta à oração incessante de tantas pessoas na Igreja, a começar pelos seus entes queridos: mãe, pai, avós, tios, amigos e a comunidade cristã, sacerdotes e religiosos, todos aqueles que geraram vocês na fé”.

“Vocês também são a ‘resposta’ ao sacrifício de tantos fiéis que, unidos a Cristo crucificado, ofereceram e oferecem através da sua fidelidade e perseverança os sofrimentos da doença, da privação voluntária ou da aceitação serena de diversas circunstâncias”.

Para dom Ferrada, “o compromisso continua: todos somos chamados a continuar intercedendo por estes queridos amigos eleitos para o diaconado em trânsito para o sacerdócio”.

No final da homilia, dirigiu-se aos candidatos: “desejamos a vocês um ministério diaconal muito fecundo, enraizado no amor e na alegria do Senhor, que calorosamente os chamou de amigos e vos escolheu para que vades e deis fruto e para que o vosso fruto permaneça”.

No final da cerimônia, o prelado da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, expressou a sua gratidão e carinho aos novos diáconos e às suas famílias.

Os 29 novos diáconos vêm de 19 países: Austrália, Áustria, Brasil, Camarões, El Salvador, Espanha, EUA, Filipinas, França, China (Hong Kong), Itália, Japão, Quênia, México, Nigéria, Paraguai, R.D. do Congo, Suécia e Suíça.