No próximo domingo (5) acontecerá em Assis, Itália, a “Maratona de São Francisco”, corrida organizada pela Athletica Vaticana, primeira associação esportiva constituída na Cidade do Vaticano, com o objetivo de “unir esporte, amizade e fraternidade sob os valores franciscanos”.

Mais de 1,6 mil corredores se reunirão na cidade natal de são Francisco para visitar locais ligados à vida do santo. Além da maratona, haverá a modalidade 10 km, e um percurso chamado “Vieni con me” (Venha comigo), para famílias que amam running e atletas com deficiência.

A largada da prova será na cidade de Assis e terminará em frente à Basílica de Santa Maria dos Anjos. Esta será a primeira edição do evento que, segundo o site oficial, “será o culminar de um longo trabalho de organização iniciado em 2017”.

Os participantes receberão a camiseta oficial da maratona e uma bolsa de brindes. Antes da largada, os corredores poderão participar de uma visita guiada por Assis, que os deixará no ponto de encontro anterior ao início da maratona.

“A maratona vai permitir aliar corrida e solidariedade. A inscrição na maratona ajudará a apoiar alguns projetos de ajuda da diocese de Assis e de instituições civis locais, especialmente para os mais vulneráveis”, diz a comissão organizadora.

“A maratona inspira-se no Evangelho que é Jesus e na alegria que surge ao encontrá-lo”, diz a comissão organizadora. E acrescentam que a corrida tem uma profunda herança bíblica, dando como exemplo santa Maria Madalena, que corre para anunciar o Senhor Ressuscitado, são João e são Pedro, que correram para ver o túmulo vazio, e são Paulo, que chega a dizer antes do seu martírio que “terminou a corrida”.

A organização diz que o evento também tem um sentido ecológico: os materiais utilizados serão reciclados e serão dados novos usos a várias estruturas. Tudo no interesse de promover a ecomobilidade e sensibilizar os participantes para o cuidado da nossa casa comum.