Antes de rezar o Ângelus na praça de São Pedro, na Solenidade de Todos os Santos, o papa Francisco refletiu sobre a santidade, “um dom e um caminho”, e disse que “os santos não são heróis distantes, mas pessoas como nós”.

O papa Francisco falou na sua mensagem que “a santidade é um dom de Deus que recebemos no Batismo” e “se o deixarmos crescer, pode mudar completamente a nossa vida”. O ponto de partida de todos os santos “é o mesmo dom que recebemos: o batismo”.

“Se pensarmos bem, certamente já conhecemos alguns deles, alguns santos quotidianos: algumas pessoas justas, algumas pessoas que vivem a vida cristã com seriedade, com simplicidade... essas que eu gosto de chamar de 'os santos da porta ao lado', que vivem normalmente", disse.

O papa Francisco disse que “a santidade é um dom oferecido a todos para uma vida feliz”, e a gratidão por este dom “é um convite a se esforçar para que não seja desperdiçado”.

Francisco disse que “a santidade é um caminho, um caminho que deve ser percorrido juntos, ajudando uns aos outros, unidos a esses excelentes companheiros de viagem que são os santos”.

Os santos, continuou, “são os nossos irmãos e irmãs mais velhos, com os quais podemos contar sempre: os santos apoiam-nos e, quando perdemos o caminho na estrada, com a sua presença silenciosa nunca param de nos corrigir”.

“São amigos sinceros em quem podemos confiar, porque querem o nosso bem. Em suas vidas encontramos um exemplo, de suas orações recebemos ajuda e amizade, e com eles nos unimos num vínculo de amor fraterno”.

O papa convidou os fiéis a perguntar-se: “eu me lembro de ter recebido o dom do Espírito Santo, que me chama à santidade e me ajuda a chegar lá? Agradeço a Ele por isso? Sinto os santos perto de mim e me dirijo a eles? Conheço a história de alguns deles?”.

“Faz-nos bem conhecermos a vida dos santos e nos emocionarmos com seus exemplos. Faz-nos muito bem recorrermos a eles na oração”, disse.

“Que Maria, Rainha de todos os Santos, nos faça sentir a alegria do dom recebido e aumente em nós o desejo da meta eterna”, concluiu.